terça-feira, 3 de março de 2015

Opinião: Adivinha Quem Sou Esta Noite (#2)

Título Original: Adivina Quién Soy Esta Noche (2014)
Autor: Megan Maxwell
Tradução: António Carlos Carvalho
ISBN: 9789896576059
Editora: Planeta (2015)

Sinopse:

Após o incidente provocado por uma ex-amante de Dylan, Yanira e ele celebram o seu ansiado casamento. A vida de recém-casados é uma contínua lua-de-mel. Ambos são duas feras do sexo e gostam do mórbido, das fantasias e de experimentar coisas novas. Juntos inventam um jogo chamado "Adivinha Quem Sou Esta Noite", repleto de luxúria, possessão e sensações, onde os limites são estabelecidos por eles.

Opinião:

Adivinha Quem Sou Esta Noite, de Megan Maxwell começa no exacto momento em que o volume anterior, Adivinha Quem Sou, terminou. Isso é bom, pois o primeiro livro termina com uma situação que requer explicações e desenvolvimentos. Contudo, aquilo que parecia ser uma grande reviravolta acaba por se revelar muito menos do que se esperava. Fica mesmo a sensação que foi um forma de agarrar até os leitores com dúvidas e os fazerem ler o livro seguinte. Afinal, ao fim de poucas páginas, tudo parece ter sido esquecido e a vida de Yanira passa para uma nova fase.

Tal como já tinha referido na minha opinião ao primeiro volume, não consigo deixar de comparar Yanira a outras protagonistas criadas por Megan Maxwell. São todas tão parecidas! Jovens, cheias de energia, com personalidades vincadas, senhoras de si e donas de grandes corações. Isso faz com que seja fácil perceber as intenções de Yanira e leva-no a apoiá-la nas suas decisões, mesmo quando sabemos quais podem ser as consequências. Porém, gostaria de ter visto alguns defeitos.

A realação com Dylan está a desenvolver e, neste volume, passa por novas provações. Não estranho isso pois, na vida real, qualquer relação tem os seus obstáculos independentemente da fase em que se encontra. Neste caso, os problemas ainda não chegaram mas nós já os conseguimos adivinhar, pois tudo está ligado a uma nova fase da vida da protagonista. E a forma como eles estão apresentados até que faz bastante sentido.

Não fiquei completamente convencida com a ascensão de Yanira (e desculpem se o resto deste parágrafo tem spoilers, mas preciso de me explicar). De um momento para o outro, ela vê-se envolvida no mundo que sempre desejou, faz aquilo que mais gosta, conhece os seus maiores ídolos e tem um sucesso estrondoso. Claro que enfrenta dificuldades, mas estas não são as que seriam esperadas num artista que está a iniciar uma carreira. Todos os problemas estão ligados à sua relação e não ao trabalho ou aos contactos ou às exigências editoriais. Esse lado parece tão, mas tão fácil que faz com que tudo isto mais pareça a exteriorização de um sonho. Como tal, não consegui levar esse lado a sério.

Quanto ao desenrolar da trama em si, gostaria de ter visto um encadeamento de acontecimentos mais forte. Desde o início do primeiro volume que sinto que esta história é feita por fases. Isso não seria mau, não fosse o caso de que, assim que entramos numa nova parte da história, quase parece que muito do que aconteceu antes é esquecida. Posso dizer, por exemplo, que a meio da leitura dei por mim a perceber que a época em que Yanira e Dylan estiveram no cruzeiro foi praticamente esquecida. E os jogos em que a protagonista entrou antes disso que prometiam o início de algo mais acabaram por servir só para encher algumas páginas. Se a autora tivesse conseguido ligar todos esses momentos teria tido uma trama mais consistente e interessante.

O estilo de escrita de Megan Maxwell é bastante direto e torna a leitura rápida. Quem leu outros livros da autora irá reconhecer muitas expressões e referências, o que já parece ser uma marca de Maxwell. Contudo, também me fez pensar se a autora não está sempre a apostar na mesma fórmula ou se há algum problema no que toca a originalidade. Afinal, mesmo a construção das personagens parece repetida. Ao contrário do que senti no primeiro volume, agora o título parece fazer justiça à trama.

Adivinha Quem Sou Esta Noite proporciona uma leitura leve, com momentos engraçados e outros tensos, mas que não guarda grandes surpresas. Percebe-se facilmente qual é a conclusão que a autora quer alcançar. E não deixo de pensar que esta história tem muitos dos sonhos recalcados de Maxwell. A verdade é que, se gostaram dos outros livros da autora, então também se vão divertir com este.

Outras opiniões a livros de Megan Maxwell:
Adivinha Quem Sou (#1) 
Pede-me o Que Quiseres (#1)
Pede-me o Que Quiseres Agora e Sempre (#2)
Surpreende-me

Sem comentários: