domingo, 28 de abril de 2019

Opinião: Uma Gaiola de Ouro

Título Original: En bur av guld (2019)
Autor: Camilla Läckberg  
Tradução: Elin Baginha
ISBN: 9789896657420
Editora: Suma de Letras (2019)

Sinopse:

Aparentemente, Faye parece ter tudo. Um marido perfeito, uma filha que muito ama e um apartamento de luxo na melhor zona de Estocolmo. No entanto, algumas memórias sombrias da sua infância em Fjällbacka assombram-na e ela sente-se cada vez mais como se estivesse presa numa gaiola de ouro. Antes de desistir de tudo pelo marido, Jack, era uma mulher forte e ambiciosa. Quando ele a engana, o mundo de Faye desmorona-se e ela tudo perde, ficando completamente devastada. É então que decide retaliar e levar a cabo uma cruel vingança…

"Uma Gaiola de Ouro" é um romance destemido sobre uma mulher que foi usada e traída, até tomar conta do próprio destino. Uma história dramática sobre fraude, redenção e vingança.

Opinião:

Este foi um dos livros mais cativantes e envolventes que li nos últimos tempos.  Uma Gaiola de Ouro é um thriller psicológico que, mais do que contar uma boa história, parece procurar chamar a atenção para as fragilidades e forças femininas. É um grito feminista. Através da história de Faye, Camilla Läckberg deixa o leitor agarrado a este livro até à última página. É difícil parar de ler.

Desde a primeira página que me senti cativada com esta leitura. As páginas iniciais dão-nos uma visão terrível do futuro, sendo que logo a seguir começamos a narrativa no tempo da história. É aí que conhecemos a protagonista. Faye é uma mulher da classe alta que é completamente devota à família, mais concretamente ao marido, mas que se anula perante as suas fragilidades. Os seus pensamentos e ações são sempre voltados para o que poderá agradar Jack, o homem com quem se casou. Em contraste, o leitor percebe que o marido é negligente e que já perdeu o interesse em Faye. Logo aqui surge uma forte empatia por esta mulher que deseja ser amada e valoriza.

Mas Faye não se resume às suas inseguranças e à abnegação. Ao longo da leitura, percebemos que se trata de uma mulher de grande inteligência, mas que se colocou sempre em segundo plano em detrimento dos outros. Anos de cedências e de pressão psicológica acabaram por a quebrar e toldar o próprio discernimento, levando-a a um ponto de pura fragilidade. Aquilo que o leitor já adivinhava acontece e é aí que assistimos à queda e reerguer de Faye. Ela renasce das próprias cinzas com um objetivo em mente: vingança. É aqui que entramos na segunda parte desta obra.

Ao longo da narrativa, a autora vai-nos apresentando a outras figuras femininas que representam mulheres que também tiveram que lutar pela sua identidade, voz e felicidade. Estas personagens reforçam muitas das ideias gerais da obra e fazem o leitor pensar na coragem necessária para se lutar por uma vida mais plena. Destaco Chris, cuja irreverência e independência não impedem um lado mais romântico e sonhadora, e Kerstin, que é dona de uma vida de sofrimento e angústia mas que conseguiu encontrar o seu caminho.

O enredo está construído de forma a ser difícil parar de ler. A história em si é interessante e tem uma série de reviravoltas que estimulam a leitura. Quero ainda salientar o facto de a autora levar o leitor a ter sempre dúvidas quanto ao verdadeiro fundo da protagonista. Afinal, Faye tem um passado obscuro, o que nos deixa sempre a pensar sobre até que ponto ela é capaz de ir para atingir os seus objetivos. No final, temos a certeza que ela é uma mulher de quem não gostaríamos de ser inimigos.

Uma Gaiola de Ouro é o thriller do momento. Com uma história forte e personagens que nos parecem reais, faz o leitor ficar agarrado a cada página na expectativa de saber o que vem a seguir. Faye não será facilmente esquecida, disso vos garanto. Um livro que recomendo.


 

Sem comentários: