domingo, 15 de novembro de 2020

Opinião: O Último Voo

Título Original: The Last Flight (2020)
Autor:
Julie Clark
ISBN: 
9789897544576
Editora:
Marcador (2020)

 Sinopse:

Claire Cook tem uma vida perfeita. É casada com o herdeiro de uma dinastia política, tem uma casa em Manhattan e dez empregados. O ambiente em que vive é elegante, os seus dias são perfeitamente coreografados e o seu futuro é auspicioso. Mas, à porta fechada, nada é o que parece. Esse marido perfeito tem um temperamento tão fulgurante como a sua promissora carreira política, e usa a sua equipa para seguir todos os passos de Claire, certificando-se de que ela cumpre as suas exigências impossíveis. Mas o que ele não sabe é que Claire preparou durante meses um plano para desaparecer.

Um encontro casual num bar do aeroporto fá-la conhecer uma mulher cujas circunstâncias parecem igualmente terríveis. Juntas, tomam uma decisão de última hora: trocam os bilhetes. Claire apanha o voo de Eva para Oakland e Eva apanha o de Claire para Porto Rico. Acreditam que a troca lhes dará a oportunidade de que precisam para recomeçar a vida num lugar distante. Mas o inesperado acontece… 

Opinião:

O Último Voo é um livro de Julie Clark, publicado pela Marcador. Trata-se de uma thriller que conta a história de duas mulheres. E se, ao início, conhecemos logo as motivações de uma delas, Claire, o mesmo não se passa com a outra, Eva. Os capítulos intercalam entre os pontos de vista de cada uma, tempo da história e passado, criando uma narrativa de ritmo rápido e de leitura interessada.

Com a leitura dos primeiros capítulos, fica logo a sensação que estamos perante duas mulheres que têm histórias muito diferentes. Isso faz com que as motivações para quererem fugir sejam distintas, sendo o desespero e o desejo de desaparecer num local novo o ponto em comum. Gostei que a autora tivesse explorado o passado de cada uma com inspiração em situações credíveis e reais.

Ao longo da leitura, vamos refletindo sobre  violência doméstica e sobre como é necessária coragem, determinação e apoio externo para sair destas situações. Somos também levados a pensar sobre abandono, negligência na educação e em como podemos cair em situações críticas quando em necessidade. Mas sobretudo, refletimos sobre como as mulheres podem ser fortes sozinhas e ainda mais quando se unem.

Com este livro, vivemos uma aventura muitas vezes tensa e somos recordados que devemos ter sempre esperança de uma vida melhor. Com luta tudo se consegue, e fica ainda mais fácil quando no nosso caminho surgem as pessoas certas. É preciso confiar, arriscar e saber que merecemos melhor. 




Sem comentários: