terça-feira, 17 de setembro de 2013

Opinião: A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon #1)

Título Original: The Mists of Avalon - Book One: Mistress of Magic (1982)
Autor: Marion Zimmer Bradley
Tradução: Maria Dulce Teles de Menezes
ISBN: 9789896373986
Editora: Edições Saída de Emergência (2012)

Sinopse:

Morgaine é ainda uma criança quando testemunha a ascensão de Uther Pendragon ao trono de Camelot. Uther deseja Igraine, a mãe de Morgaine, presa a um casamento infeliz com Gorlois. Mas há forças
maiores que estão em curso e que se preparam para mudar as suas vidas para sempre. Através da sua sacerdotisa Viviane, Avalon conspira para unir Uther a Igraine e dessa aliança nascerá Arthur, a criança
que salvará as Ilhas. Morgaine, dotada com a Visão, é levada por Viviane para Avalon onde irá receber treino como sacerdotisa da Deusa Mãe. É então que assiste ao despertar das tensões entre o velho mundo pagão e a nova religião cristã. O que Morgaine desconhece é que o destino irá armar-lhe uma cilada e pô-la, de novo, no caminho do meio-irmão Arthur da forma que menos espera…

Opinião:


Um clássico da literatura fantástica. As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, é uma obra dividida em quatro volumes que tem conquistado gerações.

Pela primeira vez, a autora teve a ousadia de arriscar em recontar as belas lendas arturianas através de uma visão renovada. A trama é centrada nas mulheres, numa época em que as grandes ações e decisões pareciam ser efetuadas pelos homens.

A Senhora da Magiatrata-se do primeiro volume desta coleção que modificou o género. Marion Zimmer Bradley apresenta-nos o início da história de Morgaine, filha de Igraine, irmã da Senhora do Lago de Avalon, e de Gorlois, um senhor mais velho e fiel ao Rei Supremo. Nascida de um casamento sem amor, Morgaine marca a diferença desde o início, não só devido à sua aparência que a liga ao Povo das Fadas, mas também à sua postura mais madura do que o que seria esperado para uma criança da sua idade. A vida da protagonista sofre uma reviravolta quando a sua mãe é instruída pela Senhora do Lago e Merlin a casar com Uther Pendragon, de modo a dar à luz aquele que virá a ser o Rei Supremo que trará a paz à Bretanha: Arthur.

Neste primeiro volume, a história é narrada na primeira pessoa por três personagens diferentes: Morgaine, Igraine e Viviane. Este fator sugere a representação da deusa tríplice, ou seja, a donzela que procura o conhecimento, a mãe símbolo de proteção e a anciã dotada de sabedoria e renovação. Com personalidades distintas e fortes, a autora prova que consegue construir personagens completas e humanas, na medida em que estas transmitem ao leitor quem realmente são, com todos os seus sonhos, medos e esperanças. Marion Zimmer Bradley procurou mostrar que, tal como na vida, na sua narrativa não existe mal e bem, mas sim uma mistura entre estes dois princípios em todas as pessoas e crenças.

Para além de apresentar uma nova versão das lendas arturianas, a autora procurou também explorar a Bretanha dividida entre religiões pagãs e entre o Cristianismo. Depois da transmissão de cultura resultante da ocupação romana, começasse a assistir a um predomínio das sociedades patriarcais, o que levou à repressão do papel da mulher. Como tal, todas as atividades que dão destaque à figura feminina são tidas como imorais e desaprovadas. Esta incompreensão resulta numa reflexão levada a cabo pela autora que continua atual, onde a grande lição que se pode tirar é a aceitação das diferenças para uma coexistência pacífica e mais enriquecedora.

Marion Zimmer Bradley apresenta uma escrita bela que é simples de acompanhar. Contudo, os seus trabalhos correm o risco de uma maior aceitação por parte de um público feminino, devido à abordagem dos temas, mas a verdade é que tem todos os ingredientes que podem agradar a todos.

Obra emotiva e de grande valor, é uma leitura que merece ser repetida, pois o desenvolvimento da experiência pessoal do leitor levará a novas descobertas e considerações. Um livro que merece lugar de destaque em todas as prateleiras de fãs do género fantástico.

Sem comentários: