segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Opinião: Scarlet (Crónicas Lunares #2)

Título Original: Scarlet (2013)
Autor: Marissa Meyer
Tradução: Victor Antunes
ISBN: 9789896574123
Editora: Planeta (2013)

Sinopse:

Cinder elabora um plano para fugir da prisão e, se for bem-sucedida, irá tornar-se a fugitiva mais procurada da Comunidade. Do outro lado do mundo, a avó de Scarlet Benoit desapareceu. Scarlet entra em pânico e, na sua busca, acaba por descobrir que existem muitas coisas sobre a avó que desconhece, assim como ignorava o grave perigo que correu toda a vida. Quando Scarlet encontra Wolf, um lutador de rua que poderá ter informações sobre o paradeiro da avó, sente-se relutante em confiar nele, mas ao mesmo tempo sente-se inexplicavelmente atraída. Scarlet e Wolf tentam desvendar o mistério do desaparecimento da avó, mas deparam-se com outro quando encontram Cinder. Além de todos os problemas em que estão mergulhados, ainda terão de antecipar os passos da maléfica rainha Levana, que fará qualquer coisa para que o belo príncipe Kai se torne seu marido, seu rei, seu prisioneiro.

Opinião:

Depois de Cinder ter cativado, heis que chega Scarlet. O segundo volume das Crónicas Lunares segue os acontecimentos do primeiro livro mas apresenta mais persongens, situações novas, revelações e é marioritariamente passado numa Europa futurista.

Ao início, o ritmo da leitura é mais lento do que o esperado. Afinal, o último volume deixou a vontade de saber o que aconteceu a Cinder e de que forma esta personagem irá conseguir os obstáculos que surgiram, mas o início deste livro concentra-se na apresentação de uma nova figura. Ela é Scarlet, uma rapariga de 18 anos cuja história está fortemente relacionada com o conto tradicional da Capuchinho Vermelho.

Mais uma vez as ligações subtis aos contos tradicionais deliciam o leitor. Scarlet tem cabelo vermelho, procura a avó desaparecida e trava conhecimento com um estranho hovem cujo nome é Wolf. A personalidade desta rapariga pode não cativar logo, mas a sua história acaba por envolver com o desenrolar da trama. Scarlet é ligeiramente mais madura que Cinder e apresenta alguns pontos de vista diferentes deste mundo criado por Marissa Meyer. A sua dedicação à avó acaba por comover e é bom ver, através dos seus olhos, como a história de Cinder é aceite pela população em geral, fornecendo uma reflexão sobre o poder dos meios de comunicação na formação de opiniões.

A relação de Scarlet com o Wolf está bem conseguida. É com interesse que se vê o desenrolar natural da ligação entre estas duas figuras. Já as dúvidas que a autora desperta quanto à verdadeira natureza deste jovem  estão bem conseguidas. Wolf começa por ser alguém difícil de definir, mas quando finalmente se percebe quem ele realmente é entra-se numa fase bastante entusiasmante da narrativa.

Mas são os capítulos dedicados a Cinder aqueles que mais impelem para a leitura. Os acontecimentos que surgem em volta desta cyborg são os mais interessantes, muito por se tratar de uma figura que cativou no volume anterior como também pelas novidades que surgem. A fuga está bem conseguida e as ligações com o príncipe Kai, apesar de neste livro serem bastante ténues, continuam a fazer suspirar. É também nestes capítulos que surge uma nova personagem, Thorne, um jovem bem-disposto que proporciona momentos muito divertidos, mesmo em situações mais tensa, e é, sem dúvida, uma mais-valia para a narrativa.

A linguagem utilizada continua a ser bastante acessível e os diálogos bem conseguidos. Foi bom a autora ter optado por escrever, mesmo que de forma breve, sobre o ponto de vista da vilã desta série, a temida Rainha Levana. Desta forma, foi possível conhecer um novo lado da trama, como também ficar a conhecer melhor os planos do lado malévolo. Desta forma,alguns dos perigos Lunares que ameaçam a Terra foram desvendados, deixando antever que ainda há muito para ser explorado nos próximos volumes, aumento a curiosidade.

Os leitores que ficaram rendidos a Cinder vão, de certeza, adorar Scarlet. O mundo distópico com toques de contos de fadas de Marissa Meyer é uma leitura que faz imaginar cenários de encantar, personagens diferentes do habitual e cenários que tanto fazem suspirar como sentir tensão e perigo. Scarlet é uma história muito bem conseguida e que faz ansiar pela chegada rápida do terceiro volume desta série. Recomendo.

Outras opiniões a livros de Marissa Meyer:
Cinder (Crónicas Lunares #1)

Sem comentários: