quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Opinião: Obsessão (Sem Fôlego #1)

Título Original: Rush (2013)
Autor: Maya Banks
Tradução: Ana Cunha Ribeiro
ISBN: 9789722526081
Editora: Bertrand Editora (2013)

Sinopse:

Gabe, Jace e Ash: três dos homens mais ricos e mais poderosos do país. Estão habituados a conseguir tudo aquilo que querem. Tudo mesmo. Para Gabe, trata-se de realizar uma fantasia em particular com uma mulher que era um fruto proibido. Agora, está no ponto para ser colhida…
Quando Gabe Hamilton viu Mia Crestwell entrar no salão de baile na grande inauguração do seu hotel, soube que os seus planos haveriam de o levar direitinho ao inferno. Afinal de contas, Mia é a irmã mais nova do seu melhor amigo. Só que entretanto já não é uma menina. E Gabe esperou muito tempo para realizar os seus desejos.
Gabe tem muitas vezes sido o protagonista dos sonhos de Mia, desde que ela era uma adolescente com um fraquinho pelo melhor amigo do irmão. Que importância tem que Gabe seja catorze anos mais velho? Mia sabe que ele é de um meio completamente diferente do dela, mas a atração que sente por ele não para de crescer. Agora é adulta e não há razão nenhuma para não realizar os seus desejos mais secretos.
Quando Gabe começa a arrastá-la para o seu mundo provocador, Mia apercebe-se de que há muitas coisas que não sabe sobre ele ou sobre a precisão das suas exigências. A relação que partilham é intensa e obsessiva, mas, ao atravessarem a fronteira da odisseia sexual secreta para algo mais profundo, correm o risco de expor a natureza da sua relação e de ficar vulneráveis a uma traição mais íntima do que esperavam.

Opinião:

Obsessão é um livro que guarda poucas surpresas, que não marca mas também não desagrada completamente. A base desta história é igual a tantas outras: rapariga jovem e ingénua e homem sedutor experimente iniciam uma relação. Mia e Gabe são os protagonistas deste livro, e desde a primeira página que o leitor já sabe como tudo irá terminar.

Mia é uma jovem comum, tirando o pequeno pormenor de que é irmã de um homem de negócios poderoso. Gabe é um empresário milionário que deixou de acreditar no amor. O comportamento destas duas figuras parece bastante plausível, tendo em conta as circunstâncias em que se encontram e, em momento algum, chocam (pelo menos não ao nível de outras personagens de livros do género que tenha lido ultimamente).

A relação principal desta obra começa por ser algo sem sentimentos, mas desde cedo percebesse que esse objectivo não se vai concretizar. Inicialmente é muito física, mas depressa chegam as emoções. Mia e Gabe ultrapassam alguns obstáculos, mas nada que seja demasiado difícil. Aliás, terminada a leitura fica a sensação que o maior problema deles foram eles próprios, mas em assuntos que podem ser facilmente resolvidos.

Existem alguns aspectos que podem surgir de uma forma um pouco forçada e, assim, tirar credibilidade a esta história. O facto de haver um contracto de relacionamento já está muito visto, a entrega rápida das duas figuras é demasiado repentina, a presença da ex-mulher de Gabe podia ter sido melhor aproveitada e a resolução de uma chantagem não convenceu de todo.

A trama não me agarrou ou intrigou. É um livro que não requer um grande esforço de concentração ou exercício de reflexão, algo que se lê com o objectivo único de distracção. Louvo, contudo, o facto de Maya Banks ter construído uma protagonista com alguma auto-estima. Mia sabe dizer que não, bate o pé e mostra personalidade. Depois de ler alguns romances onde a figura feminina se apaga em prol do amado, é bom ver uma que não deixe de ser quem é só para ver um homem satisfeito.

A linguagem usada é comum, existindo momentos onde são utilizadas palavras mais obscenas. O facto de se tratar de um livro que pode ser a solo é uma mais valia. Não é preciso o leitor procurar outros volumes para saber que mais voltas e reviravoltas a relação de Mia e Gabe vai dar. Os próximos dois livros serão então dedicados a Jace, irmão de Mia, e Ash.  

Livro de teor erótico, mas repleto de romantismo, Obsessão é uma leitura leve e que muito provavelmente será esquecida com facilidade.

Sem comentários: