quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Opinião: Trocada (Trilogia Trylle #1)


Título original: Switched (2010)
Autor: Amanda Hocking
Tradutor: Elsa T. S. Vieira
ISBN: 9789892318172
Editora: Asa (2012)

Sinopse:

Wendy sempre foi uma criança com algumas características muito particulares, e quando aos 6 anos a mãe a acusa de não ser sua a filha e a tenta matar, a jovem continua longe de saber os verdadeiros motivos para tal atitude. Aos 17 anos, Wendy é uma rapariga que não encontra o seu lugar na sociedade e que é dotada de capacidades extraordinárias. Ao entrar numa nova escola, conhece Finn, um rapaz tão belo quanto misterioso que a atormenta.

Quando Finn finalmente conquista a confiança de Wendy revela-lhe a verdade: ela não é humana, mas sim uma trylle ou troll, que foi trocada à nascença. Agora, Wendy deve abandonar a família que a acolheu e regressar para junto da sua mãe, a rainha desta estranha raça à qual pertence.

Opinião:

Este é o livro indicado para quem gosta de fantasia e Young Adult. Trocada é um livro de leitura fácil, que não exige muito do leitor e que agarra graças a uma trama simples e repleta de magia.

Inicialmente, pode parecer igual a tantos outros: rapariga chega a escola nova, rapariga conhece rapaz misterioso, rapariga fica rendida a rapaz misterioso, rapariga descobre que é um troll. Esperem, um troll?

Amanda Hocking inspirou-se no foclore europeu para compor a componente sobrenatural desta trilogia. Wendy é um troll, sim, mas não um daqueles seres de aspeto grotesco e medonho que vive em comunhão com a natureza. Os trolls ou trylles desta obra realmente possuem uma relação muito peculiar com os elementos naturais, mas estão rendidos aos luxos humanos e, como tal, começam a perder as capacidades especiais que possuíram outrora.

Ao mesmo tempo, a autora adapta a ideia de crianças trocadas, usando uma justificação válida, mas não plenamente convincente. Afinal, num mundo em que os trylles possuem grande poder económico, custa um pouco a entender a manutenção desta tradição.

Apesar de não ser uma história excecional e repleta de reviravoltas inesperadas, a autora sabe como guardar os segredos da trama de modo a deixar o leitor agarrado ao livro. Afinal, terminado cada capítulo existe uma novidade a ser revelada, o que faz com que a leitura continue e o tempo passe sem que este se aperceba.

Contudo, existem revelações que não guardam surpresas, nomeadamente uma final. A autora deixa todas as pistas no caminho e quase custa a ver como a protagonista não as entende.
Wendy é uma personagem que carece de características mais fortes e que a diferenciem de tantas outras heroínas de livros do mesmo género. Finn também não é um par romântico que se destaque, demasiado belo, dotado e sacrificado. Por outro lado, as personagens secundárias são mais interessantes, nomeadamente a rainha, Tove, Rhys e Willa.

Leitura leve que se faz num ápice, Trocada não é um livro que se destaque particularmente, mas que pode sugerir um início de uma história maior e mais interessante.

Sem comentários: