terça-feira, 18 de setembro de 2018

Opinião: A Guerra Que Salvou a Minha Vida

Título Original: The War That Saved My Life (2015)
Autor: Kimberly Brubaker Bradley
Tradução: Dina Antunes
ISBN: 9789898917225
Editora: TopSeller (2018)

Sinopse:

Tudo o que Ada conhece do mundo é o pouco que consegue ver a partir da janela. Sempre viveu com a mãe e o irmão mais novo num apartamento minúsculo, de onde está proibida de sair. Ada apenas teve a infelicidade de nascer com um pé aleijado, mas isso é mais do que motivo para a mãe se envergonhar dela, maltratando-a e escondendo-a.

Com a aproximação da guerra, todas as crianças de Londres são enviadas para um campo fora da cidade, e Ada aproveita a oportunidade para fugir com o irmão. Os dois são acolhidos por uma família que os ama incondicionalmente, sem distinções nem preconceitos, e Ada pode finalmente aprender a ler, a escrever e a montar a cavalo.

Pela primeira vez na vida, faz amigos e percebe o verdadeiro significado da palavra felicidade. Mas tudo pode ser posto em causa quando o passado volta para pôr Ada novamente à prova.

Opinião:

Este é um daqueles livros que aquece o coração. A Guerra Que Salvou a Minha Vida, de Kimberly Braubaker Bradley apresenta-nos uma nova visão sobre a Segunda Guerra Mundial, contada do ponto de vista de uma criança enfraquecida a nível físico e psicológico que abandona Londres para se refugiar com o irmão mais novo num aldeia no campo.

É impossível não sentir empatia por Ada, a protagonista desta aventura. Personagem rica e muito bem construída, apresenta uma evolução impressionante com o avançar da leitura. Ao início, fiquei em choque com as circunstâncias em que vivia. Poderia esperar a pobreza e miséria, mas nunca a negligência e os maus-tratos.É fácil perceber o motivo para Ada se sentir inferior a todas as outras pessoas e sentimos o que sofre nos castigos a que é submetida. O mais impressionante acaba mesmo por ser o facto de a protagonista encarar tal como normal, uma vez que nunca teve acesso a outra realidade. Nota-se uma grande insegurança, revolta, mesquinhez, ignorância e necessidade de afirmação da parte de quem devia cuidar dela.

Com a mudança de Ada e do irmão da cidade para o campo, inicia-se um processo de transformação em três personagens. A protagonista descobre o mundo, percebe que o pé deformado não a impede de descobrir o que a faz feliz. Ainda assim, o passado não é esquecido, acabando por se refletir em sentimentos de culpa, recusa em ser amado e incapacidade em acreditar que pode ser mais e melhor. O irmão de Ada, Jamie também passa por provações, ainda que distintas das da irmã. A imposição de regras é uma novidade para ele, que expressa o seu descontentamento e receios de uma forma diferente. Existe ainda uma outra figura de relevo: Susan Smith. Esta mulher é encontrada num estado de depressivo e acaba por encontrar uma missão pela qual lutar e recuperar, mesmo que por vezes tenha recaídas.

A narração é feita da primeira pessoa, sendo possível acompanhar sempre o ponto de vista de Ada sobre os acontecimentos. Como tal, temos uma visão de como a guerra foi vivida aos olhos de uma criança, que não tem verdadeira noção do que realmente está a acontecer. Sente-se o receio de um inimigo generalizado, mas também uma certa incompreensão sobre o que realmente está a acontecer. Existe um momento em que Ada realmente vê como a guerra afeta os homens que estiveram no campo de batalha, mas até aí o foco está na sua nova vivência no campo.

A ação parece avançar lentamente, mas isso não impede uma leitura interessada. Li este livro com vontade e em menos de 24 horas deparei-me com as derradeiras páginas. Apreciei bastante a construção das personagens e senti-me em todos os ambientes que Ada descrevia tão bem. Ainda assim, achei que a conclusão foi demasiado abrupta, tendo sentido necessidade de um epílogo que explicasse o que acontecia às personagens após os eventos finais.

A Guerra Que Salvou a Minha Vida é um livro de emoções. Uma história que nos mostra as consequências de abusos na primeira infância e que nos faz acreditar em superação através de amor e de dedicação. A Segunda Guerra Mundial surge apenas como pano de fundo para a história incrível de Ada e de como passou a criança negligenciada para uma verdadeira lutadora e até heroína. Uma leitura que fiz com prazer.


Sem comentários: