quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Opinião: A Distância Entre Mim e a Cerejeira

Título Original: La Distanza Tra Me e Il Ciliegio (2018)
Autor: Paola Peretti
Tradução: Simonetta Neto
ISBN: 9789896655648
Editora: Nuvem de Tinta (2018)

Sinopse:

Todas as crianças têm medo do escuro, mas felizmente, para a maioria, o escuro é temporário e o medo transitório. Para Mafalda, de nove anos, o escuro é a sua única certeza e o seu futuro: dentro de seis meses, uma doença macular degenerativa condená-la-á a uma cegueira irreversível. Como será a sua vida então? Um livro com uma mensagem inspiradora e muito poética sobre superação, sonho e amizade.

Opinião:

Uma visão inocente e comovente de uma menina que se depara com um problema de saúde que muitos iriam ver como o fim da linha. Em A Distância Entre Mim e a Cerejeira, conhecemos a incrível história de Mafalda, uma criança que aos nove anos sabe que vai cegar dentro de pouco tempo devido a uma doença macular degenerativa. Mas esta não é uma história contada sem conhecimento de causa: é que Paola Peretti, a autora desta obra, foi diagnosticada com a mesma condição quanto tinha apenas 15 anos.

Como viver com a consciência de que, mais cedo ou mais tarde, tudo ficará escuro? Como imaginar o futuro nestas circunstâncias? Como se transformam os relacionamentos com os outros? São estas as questões fulcrais que ganham resposta ao longo deste livro lindíssimo e que nos agarra desde a primeira página e se lê num ápice. Junto de Mafalda, somos levados a interrogar-nos sobre o que faríamos naquela situação, sobre o que nos faria lutar pela normalidade e nos tiraria de um estado depressivo e angustiante.

Esta história é contada na primeira pessoa. Como tal, é emocionante entrar na mente de uma menina de nove anos e assistir à sua percepção do mundo e da sua condição. A inocência e sinceridade com que Mafalda nos relata os seus pensamentos criam uma empatia imediata. Conseguimos perceber perfeitamente a sua dor, as suas dúvidas, e ficamos encantados pela ingenuidade e pureza dos seus desejos e ambições. A autora conseguiu expressar-se com mestria na voz de uma criança.

As personagens secundárias desta obra conseguem conferir ainda maior riqueza à narrativa. Gostei da construção dos pais de Mafalda, que demonstram bem o desejo de darem o melhor à sua filha ao mesmo tempo que procuram esconder a angústia que sentem. Eles procuram tanto o melhor que podem dar à filha que acabam por se esquecer que ela está ali e que também tem uma voz, tornando tudo mais real. Filippo fornece um outro espectro sobre uma infância sofrida e prova de que a amizade é uma força poderosas. A Dona Estella foi uma das figuras que mais me chegou ao coração pela força e pelo carinho sempre demonstrados, mesmo quando, enquanto leitora, percebia que algo não estava bem.

O desenrolar da narrativa é muito rápido, o que, aliado a uma linguagem acessível e apelativa, fazem com que a leitura se torne muito rápida. Foi fácil fazer esta leitura em apenas um dia, sendo que, mesmo quando o livro já estava terminado e fechado, mantinha Mafalda e alguns momentos na minha mente. Existem questões que não são aprofundadas como poderia ser nosso desejo, mas tal devesse ao facto de tudo estar a ser contado por uma criança em tenra idade que não tem acesso ou consciência de informação mais precisa sobre certos temas.

A Distância Entre Mim e a Cerejeira é uma obra emotiva. Ao expor uma situação que lhe é bastante real, Paola Peretti parece procurar fazer o leitor pensar sobre o que realmente nos deveria mover na vida. A autora apela a uma reflexão sobre o que nos faz feliz e incentiva-nos a colocar as frustrações e problemas de lado para que nos passamos concentrar no que realmente nos ilumina a alma. Um livro pequeno, fácil de ler e com uma mensagem muito importante.


Sem comentários: