segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Opinião: Viver Sem Ti (#2)

Título Original: After You (2015)
Autor: Jojo Moyes
Tradução: Ana Maria Chaves e Márcia Montenegro
ISBN: 9789720048851
Editora: Porto Editora (2016)

Sinopse: 

Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?Como construir uma vida que valha a pena ser vivida? Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida. Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica. Em "Viver Sem Ti", Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.

Opinião:

Sabem quando lêem um livro que adoraram e depois descobrem que, afinal, há uma continuação? Conhecem aquele sentimento de, por um lado, existir um grande entusiasmo e, por outro, também haver algum receio de que a história de que tanto gostaram poder perder muita da beleza que tinha devido aos novos desenvolvimentos? Pois foi com este misto de emoções que iniciei a leitura de Viver Sem Ti. Assim que tive esta nova obra de Jojo Moyes nas mãos tive de a começara ler, mas não sem temer elo que iria acontecer. Mas deixem já que vos diga que, terminada a leitura, senti-me feliz e conquistada.

Tendo terminada a leitura de Viver Depois de Ti com um sorriso de uma sensação de esperança, apesar de toda a tristeza, foi com alguma desilusão que percebi o que tinha acontecido a Louisa imediatamente a seguir. Porém, não consegui deixar de pensar que tudo aquilo fazia sentido. A situação que ela atravessou não é fácil e coloca tudo em perspectiva. Felizmente, com o avançar da leitura, percebi que a autora estava a levar esta protagonista, que já conquistou um lugar de destaque, por um caminho de superação.

Não quero fazer grandes revelações sobre esta história, pois tem muitas surpresas que fazem ligação com o livro anterior. Posso, contudo, dizer-vos que a forma como a autora conseguiu recuperar uma trama que, à partida, já estava terminada, foi feita com grande mestria. Aquelas são as mesmas personagens de Viver Depois de Ti, os novos dramas que enfrentam fazem todo o sentido dentro desta sequência de eventos. Ao ler sobre estas figuras, senti que elas eram humanas, reais, tanto que facilmente as poderia encontrar na rua. Acredito que muitos dos leitores que viveram experiência idênticas conseguem, facilmente, encontrar semelhanças nestas personagens.

Louisa cativa imediatamente. É impossível não sentir a sua dor ou não compreender a sua dificuldade em quebrar barreiras e lutar por um futuro mais feliz. E apesar de ser ela a protagonista, é com agrado que constato que todas as outras personagens também têm bastante força. Afinal, todas enfrentam os seus próprios obstáculos. Todas estão à procura de um objectivo de vida ou, já o tendo definido, da forma como o podem alcançar. É tão fácil sentir empatia por isto. É tão simples observar para estas figuras e acreditar que elas estão lá fora, no mundo real, a lutar pela sua felicidade, tal como nós.

O desenrolar da trama está muito bem conseguido. Ao início, e tal como Louisa, senti o seu desânimo e vontade de perceber o que fazer a seguir. Senti saudades de Will, voltei a questionar as suas decisões e, com o decorrer da narrativa, comecei a ver a luz ao fundo do túnel. Algumas situações eram esperadas, é verdade, mas outras não o eram e ajudaram a tornar esta leitura viciante. Já mais perto do final, voltei a sentir alegria e a acreditar que o mundo tem beleza.

Viver Sem Ti é um livro que fala de luto e que, de uma forma surpreendente e inesperada, consegue estar ao mesmo nível que o anterior. Se ao início tinha receio de que a história de Louisa perdesse força, fiquei feliz por ver que a autora pensou muito bem no que iria acontecer a esta personagem e tivesse explorado isso de uma forma tão real e bela. Adorei este livro e acredito que as aventuras desta protagonista podem continuar. Afinal, ela já parece ser uma verdadeira amiga e, no mundo real, as histórias não terminam. Se gostaram do livro anterior, então não percam este.

Outras opiniões a livros de Jojo Moyes:
Viver Depois de Ti (#1)

Sem comentários: