domingo, 25 de setembro de 2016

Opinião: Viver Depois de Ti (#1)

Título Original: Me Before You (2012)
Autor: Jojo Moyes
Tradução: Ana Maria Chaves e Márcia Montenegro
ISBN: 9789720045775
Editora: Porto Editora (2013)

Sinopse: 

Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre. Em "Viver Depois de Ti", Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.

Opinião:

Já há muito que ouvia falar deste livro. Preferi não prestar atenção. Depois, surgiu uma adaptação cinematográfica e a euforia aumentou. Aí quis tentar perceber o que afinal causava tanto frenesim e decidi comprar o livro. Quando comecei a ler perguntei-me: "Porque não fiz isto mais cedo?". A história cativa imediatamente? Sim. Apaixonei-me pelas personagens? Sim. Ri e fiquei com as lágrimas nos olhos? Mais vezes do que aquelas que quero admitir. E porquê? Porque o livro é bom. Mesmo bom.

Gosto de romances, mas não daqueles que têm uma trama óbvia. Viver Depois de Ti tem alguns lugares comuns, sim, mas cativa rapidamente, surpreende e tem um final inesperado mas muito consistente. Gostei imediatamente de Louisa. Percebe-se logo que é uma jovem dona de um coração enorme, mas julgo que aquilo que mais me chamou a atenção nela foram pequenos pormenores que a tornavam mais real. Compreendi o seu egoísmo em diversas situações, a sua teimosia, percebi a dificuldade em entender os próprios sentimentos e a incapacidade de lutar por uma vida melhor devido à acomodação e falta de confiança. Por muitas vezes quis entrar na história e abaná-la, de modo a fazê-la correr atrás do que a poderia fazer feliz. Mas ao mesmo tempo pensava se não estaria eu na mesma situação que ela.

Will também é uma personagem complexa. Penso que, ao início, só senti simpatia por ele devido à situação em que se encontrava. Afinal, não se pode dizer que tenha uma personalidade adorável. Não tem. Mas à medida que a história ia avançando e que a ligação dele a Louisa ia aumentando, foi possível ver um outro lado deste homem. Consegui compreender perfeitamente a frustração e raiva que sentia a todo o momento e nem sequer consegui imaginar a dor que sofria, tanto física como psicológica. Jojo Moyes, a autora, consegue fazer-nos colocar no lugar nele e pensar no quanto uma situação daquelas nos poderia afetar.

A evolução de sentimentos é feita com subtileza e muita beleza. As personagens ainda não se aperceberam que estão unidas por algo mais forte e nós já estamos a sorrir. Porém, isto não acontece só entre Louisa e Will. As relações com personagens secundárias também estão construídas de forma atenta e perspicaz. A segurança cómoda e pouco entusiasmante com Patrick, por exemplo, fez sentido e transparece a atitude da protagonista perante todos os aspectos da sua vida. O receio perante Mrs. Traynor faz pensar no medo de Louisa lidar com o desconhecido e com aquilo que considera ser superior a ela. Contudo, é maravilhoso ver como ela acaba por ultrapassar tudo isso e crescer.

A certo ponto, o tema da eutanásia acaba por surgir e dominar toda a história, mesmo quando não está lá de forma evidente. A autora faz pensar sobre o valor da vida, sobre até que ponto vale lutar por ela, sobre a liberdade de escolha e sobre o sofrimento de ter a certeza de que nada vai melhorar. Ao mesmo tempo, Jojo Moyes dá-nos a visão de quem fica e tem de lidar com a decisão de um ente querido, mesmo que não se concorde com tal destino. Aqui, não é só a dor da perda que fica patente, mas também a dificuldade em aceitar que o seu amor e dedicação podem não ser suficientes para o outro. Uma lição muito dura.

 Escrito de forma belíssima, Viver Depois de Ti é um romance único que aborda temas difíceis com sensibilidade e até humor. Fico feliz por, finalmente, me ter convencido a pegar neste livro. Agora percebo o por que motivo ele era tão elogiado. Apresenta uma bonita história de amor, que foge ao que é comum e que se parece bastante com a vida real. Com personagens fortes e uma boa narrativa, é um livro que recomendo.

Sem comentários: