quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Opinião: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - Partes Um e Dois (#8)

Título Original: Harry Potter and the Cursed Child - Parts One and Two (Special Rehearsal Edition Scrip) (2016)
Autor: J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Tradução: Marta Fernandes e Helena Sobral
ISBN: 9789722359054
Editora: Editorial Presença (2016)

Sinopse: 

A oitava história. Dezanove anos depois. Baseada numa história original de J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" - a nova peça de teatro de Jack Torne -, cuja estreia mundial decorreu no West End em Londres no passado dia 30 de Julho, é a primeira história oficial de Harry Potter a ser apresentada em versão teatral. Foi sempre difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele se tornou num muito atarefado funcionário do Ministério da Magia, casado e pai de três crianças em idade escolar.Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar para trás, o seu filho mais novo, Albus, tem de se debater com o peso de um legado familiar que nunca desejou. Quando o passado e o presente se cruzam, pai e filho confrontam-se com uma desconfortável verdade: por vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

Opinião:

Não é segredo para quem segue o meu blogue: sou fã da série "Harry Potter". Grande fã! Como tal, fiquei muito feliz quando soube que a autora tinha decidido voltar a pegar nas personagens que tanto me conquistaram para fazer uma peça de teatro que conta o que aconteceu anos depois dos eventos do sétimo livro. Fiquei ainda mais feliz quando foi confirmado que o guião da peça ia ser publicado. E muito mais quando a Editorial Presença confirmou ter adquirido os direitos da obra. Claro que, assim que o livro chegou às livrarias, tive de o ter nas minhas mãos e devorá-lo (não ler, mas devorar).

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada  deixou-me de coração cheio. É verdade que o tipo de escrita se afasta em muito dos livros da série principal, afinal, trata-se de um guião e não de um romance. Porém, os elementos que tanto me agarraram nos outros livros estão todos lá. A mensagem é forte e volta a apelar ao poder da amizade, união, amor e compreensão. A magia continua a maravilhar e a fazer-nos desejar saltar para aquele mundo. As personagens antigas são como velhos amigos que voltamos a encontrar, enquanto as novas são figuras com quem é fácil criar laços. O lado negro está sempre presente e recorda-nos que a vida tem várias facetas e muitos obstáculos a serem ultrapassados. E existem tantos, mas tantos momentos que me deixaram com um sorriso nostálgico....

É tão divertido ver Harry, Hermione, Ron e Draco como adultos. A essência de cada um está presente, mas nota-se uma evolução. De todos, acabei por ficar mais impressionada com Draco, uma personagem que já me fez nutrir sentimentos tão diferentes. Gostei que Harry mostrasse que há traumas que não são ultrapassados facilmente e que o medo nos pode levar a cometer erros que poderiam facilmente ser evitados. Em Hermione ficou evidente a sua capacidade de liderança que era latente na infância e juventude e foi muito divertido perceber que ela não perde alguns dos seus traços. Fiquei com pena que Ron se limitasse tanto a uma função cómica, mas, apesar disso, as suas intervenções faziam sempre rir.

Entre as novas figuras, destaca-se Albus e Scorpius. É engraçado que o primeiro faça lembrar tanto Harry na sua fase de rebeldia. Só que, enquanto com Harry eu sabia o que se estava a passar e partilhava com ele a sua dor, com Albus é mais complicado de aceitar pois a sua evolução é apresentada de forma rápida e superficial. Nem sempre o compreendi, mas sempre desejei que encontrasse o seu caminho. Já Scorpius conseguiu conquistar-me facilmente. Adorei-o! A sua realidade comove, e o facto de encarar tudo com tanta bravura fez-me ficar sempre a torcer por ele.

A história é apelativa e tem um encadeamento ritmado. Tornava-se tão difícil parar de ler! Por se tratar de uma peça, a ação é constante. Além disso, os autores fizeram a opção deliciosa de apresentar uma história nova que está intimamente entrelaçada naquela que já é nossa conhecida. As viagens no tempo e as visitas a momentos tão marcantes dos livros anteriores fizeram-me sentir em casa. Além disso, tal permitiu que voltasse a encontrar personagens já perdidas mas que, mesmo assim, têm algo para ensinar. Maravilhoso!

Não posso negar que preferia que a autora tivesse tido a possibilidade de adaptar a peça a um romance, afinal, acredito que isso iria dar ainda mais força à trama. Mas fico feliz por a história estar, assim, disponível para todos nós. Além disso, o essencial está lá. Enquanto lia, não conseguia parar de imaginar como aqueles momentos seriam apresentados em palco. A trama está pensada para esse tipo de apresentação, daí conseguir entender o motivo pelo qual se optou por não se fazer a adaptação do guião.

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada apresenta uma bela história. É fantástico ver aquelas personagens jovens com as quais cresci a enfrentarem o mundo dos adultos, nomeadamente no que toca à paternidade. Além disso, esta trama justifica certas decisões de J. K. Rowling, pois uma pequena alteração poderia transformar por completo o destino deste mundo. Terminada a leitura, fica a vontade de ir a Londres assistir às duas partes desta peça. Fãs de "Harry Potter", se ainda não pegaram neste livro, façam-no o mais rápido possível.

Outras opiniões a livros de J. K. Rowling:
Harry Potter e a Pedra Filosofal (#1)
Harry Potter e a Câmara dos Segredos (#2)
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (#3)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (#4)
Harry Potter e a Ordem da Fénix (#5)
Harry Potter e o Príncipe Misterioso (#6)
(pseudónimo Robert Galbraith)
Quando Cuco Chama (Cormoram Strike #1)

1 comentário:

Vanita disse...

Pronto, eu já queria ler, embora tivesse algumas hesitações na altura de comprar o livro. Convenceste-me <3