Olá a todos! Com a aproximidade da estreia da adaptação cinematográfica de O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, decidi procurar as capas que este livro já teve em Portugal. São quatro, todas elas diferentes, a primeira publicada através da Editora Civilização e as restantes pelas Publicações Europa.América.
A primeira vez que os hobbits chegaram a Portugal ganharam o nome de gnomos. Não conhecia esta capa, que me foi dada a conhecer através do Paulo Ferreira, que gentilmente a apresentou nos comentários deste post (como tal, alterei o artigo para a incluir.). Um forte agradecimento ao Paulo por tornar este post mais completo! Esta edição surgiu em 1962 e como é possível observar através dos desenhos, era dirigida a um público infantil. As ilustrações de capa e do interior são de autoria de António Quadros.
Eis a segunda capa de O Hobbit, desta vez já pelas mãos da Publicações Europa-América, editora que ainda detém os direitos da obra no nosso país. Com um grafismo que remete aos anos 70 do século XX, possui elementos que remetem para a trama, apesar de poderem estar representados de uma forma algo infantil.
Esta é provavelmente a imagem mais conhecida. Simples e bonita, revela apenas o dragão da trama e o tesouro que este guarda. Os tons predominantes são os dourados, o que confere uma noção de riqueza bem interessante.
Como acontece com muitos livros adaptados ao cinema, também O Hobbit ganhou uma capa com a imagem do cartaz do filme. Nesta imagem vemos o ator que dá vida a Bilbo a sair de sua casa no Shire, pronto para partir à aventura. É bonita, simples e tem os elementos certos, contudo vai desagradar quem não gosta de ver a associação do filme no livro.
Vistas as quatro capas, qual é a vossa preferida?
6 comentários:
Legal...Cláudia. Sabe de algum sebo que venda o livro edição portuguesa com a primeira capa?
Muito grato.
Olá Spock!
Olha, eu só encontrei essa edição à venda em sites como OLX e o Custo Justo. Acho que é uma questão de procurar aí. Espero ter ajudado*
Olá Cláudia viva.
Só um pequeno reparo, o primeiro livro do hobbit editado em Portugal não foi na década de 70, nem da Europa-América, foi pela Editora Civilização em 1962 e chamava-se "O Gnomo", podes ver mais informações sobre a publicação neste link:
http://www.misteriojuvenil.info/detalhes.php?id=3319
Muito obrigada Paulo! Desconhecia por completo a existência dessa edição. Já atualizei o post de modo a conter essa informação.
Bj*
Não tens que agradecer. Aproveito para dar os parabéns pelo teu Blog.
Bom trabalho.
Obrigada =)*
Enviar um comentário