sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Opinião: Um Erro Inconfessável

Título Original: Our Wicked Mistake (2010)
Autor: Emma Wildes
Tradução: Maria José Santos
ISBN: 9789896572488
Editora: Planeta (2012)

Sinopse:

Um erro inconfessável convida o leitor a entrar numa história de amor e paixão avassaladores. Para Madeline, o homem que ela mais odeia no mundo, Luke Daudet, é o único que pode ajudá-la. Quando o falecido marido Colin escreveu algo que, contém pormenores íntimos sobre a sua vida conjugal, foi roubado por um homem que espera usá-lo para fazer chantagem com Madeline. Felizmente para Madeline, o amante é capaz de recuperar o documento. Agora o único problema dela é como dizer «obrigado» a Luke pela ajuda…conseguirá resistir?

Opinião:

Peguei em Um Erro Inconfessável numa fase em que desejava uma história leve, romântica, pouco exigente e rápida de ler. Estas foram as características que encontrei em outros livros de Emma Wildes, por isso pensei que seria uma aposta certa. Contudo, não fiquei completamente satisfeita.

Madeline e Luke são o casal principal desta obra. A primeira impressão com que fiquei da personagem principal feminina foi agradável, pois neste tipo de leitura é comum encontrarmos a jovem inocente e vitoriosa e Madeline não é nada disso. Apesar de honrada, é um jovem viúva, o que oferece uma dinâmica diferente. Já Luke parece não fugir do estereótipo de homem irresistível e misterioso. Digo "parece" porque apesar de assim ser apresentado, a verdade é que apenas o achei aborrecido e pouco interessante.

Não senti qualquer ligação com o casal principal. Achei o romance pouco arrebatador, previsível e insípido. Isto fez com que não ficasse a ansiar pelo desfecho feliz dos dois. A forma como a relação de Madeline e Luke desenvolve parece demasiado convencional, sendo que o único ponto que verdadeiramente me interessou foi o mistério do diário. Apesar de não ter ficado convencida com a ideia de um diário detentor de conteúdos tão privados, gostei da forma como ele foi usado. Afinal, foi isso que moveu a narrativa principal.

Os aspectos desta leitura que mais me agarraram acabaram mesmo por estar ligados à família de Luke. O romance secundário da trama, entre Elizabeth e Miles foi o ponto que mais me interessou. Adorei a ideia de dois amigos de infância que desenvolvem sentimentos mais profundos e fiquei agarrada a estas personagens com personalidades tão fortes. Gostei dos choques que existiam entre eles, do momento em que os sentimentos começam a tornar-se mais claros e dos jogos de cedências. Outra figura que também muito me impressionou foi Regina, uma personagem que já conhecia de Traída pelo Destino é que é uma verdadeira lufada de ar fresco.

Os livros de Emma Wildes apresentam sempre a alta sociedade londrina do século XIX de uma forma cativante, e Um Erro Inconfessável não é excepção. Os bailes, os vestidos, a preocupação com o casamento, a dignidade, a honra e o decoro são alguns dos temas que não nunca faltam. Fico sempre impressionada com a frieza de como alguns aspectos são tratados e com a rigidez dos códigos de conduta. A autora sabe expor bem estes aspectos e, assim, fazer com que eu consiga sentir o que era viver naquele meio.

Um Erro Inconfessável não foi um livro que me impressionou. Gostaria de ter visto um romance principal com maior intensidade e um enredo dotado de uma maior profundidade. Não me senti cativada pela trama, que guarda poucas surpresas e que não é uma leitura inesquecível. Um livro leve, é verdade, mas que poderia ter sido muito melhor.

Outras opiniões a livros de Emma Wildes:
Traída pelo Destino
Um Amor ao Luar

Sem comentários: