sábado, 16 de agosto de 2014

Opinião: A Torre dos Anjos (Mundos Paralelos #2)

Autor: Philip Pullman
Título Original: His Dark Materials - The Subtle Knife (1996)
Tradução: Maria do Rosário Monteiro
ISBN: 9722328794
Editora: Editorial Presença (2002)

Sinopse:

Depois de Os Reinos do Norte, segue-se agora A Torre dos Anjos, o segundo volume da fantástica trilogia Mundos Paralelos. Neste livro, Will, um jovem com apenas 12 anos carrega uma pesada recordação: matou um homem. Mas há outra circunstância que lhe inquieta o coração - o estranho desaparecimento do seu pai. Assim, na tentativa de descobrir o que se passou, Will salta por uma janela para outro mundo, o mundo de Cittagazze. Aí conhece Lyra, que tal como ele tem uma missão a cumprir. Mas nesta nova realidade os acontecimentos bizarros despertam uma atmosfera misteriosa, que se desenrola como pano de fundo da Torre dos Anjos, onde está guardado um poderoso segredo…Esta é um livro onde, à luz da mitologia escandinava e da tradição cristã, o autor explora a possibilidade de existirem mundos paralelos, abrindo caminho no campo da subjectividade.

Opinião:

Assim que terminei a releitura de Os Reinos do Norte soube que tinha que voltar a pegar nos dois volumes que lhe seguem. Comecei então a ler A Torre dos Anjos e voltei a ficar encantada por esta história repleta de possibilidades oferecidas através de mundos paralelos. Este livro mantém o tom juvenil, mas insere novos conteúdos e reflexões que irão fazer as delícias dos leitores mais experientes.

Se no primeiro volume Lyra era o centro de toda a acção, agora esta jovem intrépida que me cativou divide o foco com Will. Este rapaz cativa desde o primeiro momento. Ele é da realidade tal como a conhecemos, por isso é bastante fácil compreender as suas atitudes e reacções perante todas as novidades apresentadas quanto à existência de mundos paralelos. Apesar de apenas ter 12 anos, Will teve que crescer depressa devido às circunstâncias da vida, o que o levam a ser um jovem mais maduro, responsável e, assim, a ser um bom complemento a Lyra.

Existem diversos pontos que me captaram a atenção neste volume. O primeiro foi finalmente acontecer um choque entre realidades. No primeiro volume, apenas ficámos a conhecer o mundo de Lyra, mas agora conseguimos viajar por outros, sendo um deles o nosso. Adorei a forma como pequenas diferenças acabaram por fazer com que cada uma destas realidades apresentasse um desenvolvimento distinto e também o facto de todas se conseguirem ligar.

O aparecimento de novas personagens e o maior desenvolvimento de outras que já nos tinham sido apresentadas é algo que enriquece esta trama. Existem mais vilões, mais companheiros e é dado um maior destaque às feiticeiras. Gostei da ligação de um oráculo oriental ao Pó e de novas e assustadoras criaturas que parecem alimentar-se dessa substância. Componentes que tornam este Pó cada vez mais misterioso.

O desenrolar da narrativa é rápido, os acontecimentos surgem bem encadeados e puxam para a leitura. O discurso é simples, directo, mas isso não significa que os conteúdos também o sejam. A crescente mitologia e os temas tratados concedem profundidade à obra. O conceito de deus que é apresentado chamou-me a atenção, assim como alguns objectivos de certas personagens para com esta figura. Posso não concordar com todas as opiniões expressas, mas aceito-as por serem bem fundamentadas.

Agora a vontade é passar rapidamente para O Telescópio de Âmbar, o livro que encerra esta trilogia. Afinal, A Torre dos Anjos, por ser um volume intermédio, tem o papel ingrato de não iniciar nem concluir a história. É um livro focado no desenvolvimento da trama e que mostra que os mundos paralelos podem abrir inúmeras possibilidades. Tudo depende da imaginação de Philip Pullman.

Outras opiniões a livros de Philip Pullman:
Os Reinos do Norte (Mundos Paralelos #1)

2 comentários:

Neptuno_avista disse...

Tenho em casa este livro e o seguinte para ler. Já li o primeiro para aí há dois anos, espero que isso não interfira com a leitura destes dois :)
Beijinho

Cláudia disse...

Se ainda te lembrares da história não interfere. Caso contrário aconselho-te a reler ou pelo menos procurar um resumo, pois poderás sentir-te um pouco perdida ao deparar com certa informação ou personagens. O terceiro é o meu preferido, por isso lê ;)