sábado, 6 de julho de 2013

Opinião: Maximum Ride - Adeus à Escola (Maximum Ride #2)

Título original: School’s Out Forever (2006)
Autor: James Patterson
Tradução: António Costa Santos
ISBN:  9789898626080
Editora: TopSeller (2013)

Sinopse:

Passaram 24 horas desde que Max e o seu bando escaparam do Instituto, em Nova Iorque. Os seis amigos com poderes extraordinários — são 98% humanos e 2% pássaros — continuam a emocionante procura dos seus pais e da verdade sobre quem realmente são.
Embora perseguidos pelos medonhos Erasers, os seis amigos tentam levar uma vida normal, com a ajuda de uma agente do FBI. É assim que voltam a estudar e que Max se apaixona por um rapaz, tentando a todo o custo não desvendar os seus poderes…
Mas para este bando não existem dias normais. Max apercebe-se de que estão a ser alvo de uma emboscada e que terão de abandonar a escola. E a situação é ainda mais grave — ela e os cinco amigos devem, supostamente, salvar o mundo. Mas salvá-lo de quem? Quando? E como?

Opinião:

Maximum Ride está de volta. Adeus à Escola segue os acontecimentos que encerraram O Resgate a Angel, primeiro livro desta saga repleta de aventuras e acção. Depois de fugirem do Instituto, Em nova Iorque, Max e os seus companheiros continuam a procurar as suas originais e o sentido da sua existência.

Este volume mantém o registo rápido do livro anterior. A acção desenfreada e os capítulos pequenos levam o leitor a virar páginas num ápice. Apesar de destinada a um público mais jovem, a verdade é que não vai deixar de agradar aos mais adultos que apreciam histórias emocionantes que fazem lembrar os mais conhecidos heróis da banda-desenha norte americana.

A narração dos capítulos de Max volta a ser feita pela própria, o que confere uma maior proximidade entre o leitor e esta heroína. Desta vez, existe uma maior preocupação da protagonista em entender a dimensão do que lhe está a acontecer, para além de continuar a engendrar os melhores planos para proteger aquela que considera ser a sua família.

As diferentes personalidades das restantes personagens que compõe o grupo principal voltam a estar em destaque sendo Angel, mais uma vez, a mais intrigante. O elemento mais novo é também aquele que sugere um maior poder, e terminada esta leitura, fica a ideia de que Angel vai ser crucial para algo muito importante que vai acontecer. Quer seja para o bem ou para o mal.

O autor deixa mais dicas sobre a verdade que está por trás da criação destas crianças mutantes o que impele para a leitura do próximo volume. Para além disso, dá ainda uma outra dimensão ao “lado do mal”, muito baseado no consumo em massa e na globalização.

Maximum Ride – Adeus à Escola é uma obra fresca, jovem, repleta de energia e pouco exigente que proporciona momentos de bom entretenimento. Quem ficou fã do primeiro volume vai com certeza apreciar este.


Outras opiniões a livros de James Patterson:
Maximum Ride - O Resgate de Angel (Maximum Ride #1)

Sem comentários: