quarta-feira, 10 de abril de 2013

Opinião: O Vampiro Lestat - Vol 1 (Crónicas dos Vamprios #2)

Título original: The Vampire Lestat (1985)
Autor: Anne Rice
Tradução: Sophie Vinga
ISBN: 9789721040021
Editora: Publicações Europa-América (2010)

Sinopse:
Lestat, personagem de Entrevista com o Vampiro, tem uma história para contar. O segundo volume da saga «Crónicas dos Vampiros» acompanha Lestat ao longo de várias eras, à medida que ele procura as suas origens e desvenda o segredo da sua obscura imortalidade.
Extravagante e apaixonado, Lestat mergulha nos lascivos lupanares de Paris do século XVIII, na Inglaterra dos druidas e na Nova Orleães finissecular. Após um sono profundo de cinquenta e cinco anos, Lestat está fascinado pelo mundo moderno. Quando quebra o código de honra dos vampiros, que lhes impõe o silêncio sobre a sua condição, Lestat revela-se na esperança de que os imortais se ergam e se unam para descobrirem o mistério da sua existência. E é então que Lestat, o caçador, se transforma numa presa(

Opinião:
Anne Rice apresenta a história do vampiro Lestat de Lioncourt, numa obra homónima, que sucede A Entrevista com o Vampiro, livro que inicia as Crónicas dos Vampiros.

Em Entrevista com o Vampiro, Lestat surge, pela última vez, escondido num cemitério em Nova Orleães. Atormentado com a rápida evolução do início do século XX, definha e entra num estado dormente, no qual permanece por décadas. O vampiro começa a receber informação, neste seu estado de sonho, através dos novos aparelhos que surgem nas redondezas e que amplificam a voz. Começa a despertar gradualmente, a desenvolver autoconsciência, sentindo o chamamento desta nova era, quando uma banda de rock começa a ensaiar perto do cemitério onde está abrigado.

Lestat desperta em 1984 e encontra o novo mundo. Admira as grandes mudanças e apaixona-se por um século onde tudo é permitido. Descobre a publicação narrada por Louis, A Entrevista com o Vampiro. Encolerizado pela forma como os factos foram narrados e surpreendido por segredos terem sido revelados, decide ir mais longe. Revela a sua identidade ao mundo através da música rock, que considera louca e deslumbrante, “bárbara e cerebral”, e começa a escrever as suas próprias crónicas.

Anne Rice dá conhecer a vida humana de Lestat. Nascido no século XVIII, em Auvergne, França, é o sétimo filho de um Marquis, e o mais novo de três que continuavam vivos. É muito interessante observar a condição familiar daquele que viria a ser um dos vampiros mais famosos do século XX. O seu irmão mais velho, Augustin, tornou-se senhor da propriedade da família, devido à incapacidade do pai, e gastou a fortuna acumulada. Lestat era o filho negligenciado, insatisfeito, que se tornou caçador, pois esta era, muitas vezes, a única forma dos seus não passarem fome.

Ao conhecer a história de vida de Lestat, o leitor compreende as suas acções, motivações e desejos, tão criticados e incompreendidos por Louis ao longo de A Entrevista com o Vampiro. A sua relação com a mãe tem um grande destaque. É uma mulher introspectiva e reservada, presa a um casamento que não a satisfaz, que procura refugiar-se nos livros, apesar de a sua presença se evidenciar nos momentos tortuosos de Lestat, sendo uma luz na obscuridade da dor.

É possível verificar uma grande alteração em Lestat depois de ser transformado. A sua personalidade continua a ser sensivelmente a mesma, apesar de a sua visão do mundo, a procura de conhecimento e redescoberta da arte o tornarem mais complexo e interessante. Quando a sua natureza muda, o leitor sente que algo de muito profundo foi modificado, sendo esta uma grande capacidade de Anne Rice: criar personagens credíveis e transformá-las, sem permitir que estas percam a sua essência.

A leitura é intensa e envolvente, e é curioso ver como a autora faz com que o leitor sinta as mudanças que ocorrem, nomeadamente nas passagens temporais e nas transformações das personagens. Assim, em modo de exemplo, é possível verificar que, ao início, a narração é quase frenética, a fazer sentir as grandes evoluções tecnológicas e o ritmo acelerado do quotidiano, assim como o despertar e o entusiasmo de Lestat perante este “novo mundo”, enquanto se observa uma cadência mais lenta, quando a acção passa para a vida familiar de Lestat no século XVIII, onde se salienta a introversão, focadas nas suas angústias e na forma como estas o têm vindo a consumir de uma forma progressiva.

Esta edição apenas peca, por possuir gralhas assim como algumas incoerências na tradução – certos nomes tanto podem ser encontrados no original como traduzidos.

O Vampiro Lestat é, sem dúvida alguma, uma história muito bem construída e com personagens complexas e profundas, muito características de Anne Rice. Não existe uma conclusão concreta, pois trata-se do primeiro volume de dois. Contudo, termina num momento muito especial, que aguça o apetite para o segundo livro.

Anne Rice continua a cativar com a sua escrita elegante e poética e foi um enorme prazer acompanhar, com este livro, uma das suas personagens mais carismáticas e apaixonantes. 




Outras opiniões a livros de Anne Rice:
Entrevista com o Vampiro (Crónicas dos Vampiros #1)
O Tempo do Anjo (Os Cânticos do Serafim #1)

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Infelizmente ainda não tive o prazer de ler algo desta escritora, pelo que sei lestat é um vampiro adorado por muito gente, a ver se leio, pois devo andar a passar ao lado de grandes livros.

São vários os comentários que tenho lido elogiando esta escritora.

Parabéns pelo teu comentário, adorei ;)

Bjs e boas leituras

Cláudia disse...

Olá Fiacha,

O Lestat está entre as minhas personagens preferidas de ficção e este livro é muito especial. Quando tiveres oportunidade pega nele.

Bj e boas leituras