sábado, 27 de abril de 2013

Opinião: O Círculo

Autor: Nádia Candeias
ISBN: 9789896979478
Editora: Chiado Editora

Sinopse:

Miranda nunca acreditou em magia. Ao contrário da sua melhor amiga Bianca que estava quase sempre na floresta à procura de criaturas mágicas. Mas uma noite, Bianca desaparece e Miranda decide ir à sua procura. Vai ter de se aventurar por um mundo cheio de fantasia e cheio de criaturas com as quais nunca tinha sonhado. Terá de se embrenhar por florestas e sítios desconhecidos para descobrir o que aconteceu à sua amiga e para descobrir que forças das trevas a tentarão derrubar a qualquer custo.

Opinião:

O Círculo é um pequeno livro que integra a coleção Viagens Na Ficção da Chiado Editora. Fortemente inspirado na mitologia celta, este volume conta a história de duas amigas que atravessam a ténue linha que separa o mundo dos humanos dos fae.

É um livro muito simples de ler, com uma trama rápida e repleta de elementos. Miranda, a protagonista, vê as suas crenças caírem por terra quando percebe que a magia é real durante uma aventura de resgate. A jovem humana conhece elfos, fadas, unicórnios, dragões e até mesmo seres negros, numa sequência rápida, o que faz com que cada momento seja pouco explorado e ultrapassado facilmente.

Terminada a leitura, vejo que a única característica que recordo de Miranda é a coragem. Não se trata de uma personagem marcante ou dotada de uma personalidade coerente. Confesso ainda que, no início, achei pouco credível a forma como Miranda se envolveu neste mundo fantástico, uma vez que nunca acreditou em magia e, com o desaparecimento de Bianca, começou a tomar tal como realidade. Para além de que nunca colocou a hipótese de a magia ser real, pareceu-me muito pouco surpreendida quando constatou que a amiga tinha razão.

Miranda passa por diversas provações e fica a conhecer a história daquele mundo mágico. Os momentos são rápidos e, tendo em conta que este livro é dedicado a um público infanto-juvenil, carecem de diálogos com linguagem direccionada para esses leitores. Os diálogos existentes em pouco se distinguiam na narração, uma vez que possuíam muita informação que era debitada de forma quase impessoal. Assim, pareceu que o público ao qual o livro era dirigido não estava bem definido no momento da escrita, uma vez que a trama sugere um alvo mais jovem e a linguagem utilizada nem sempre corresponde a tal.

A história do mundo dos Fae está interessante mas não é propriamente nova. A divisão de uma nação por elementos e a guerra entre estes já foi exposta diversas vezes, mas não deixa de me atrair.

Achei curioso o facto de a autora ter incluído na trama várias menções a outras obras, quer seja através da escolha de nomes, na simbologia do número ou em certas situações. Este é o caso de Ofélia, inspirada na personagem de mesmo nome da obra Hamlet de William Shakespeare ou da casa habitada por três fadas com personalidades tão díspares, a fazer lembrar o conto tradicional de A Bela Adormecida.

 A conclusão não foi surpreendente e sugere a vontade de a autora voltar a pegar nestas personagens e explorar outras possibilidades, quer seja no mundo dos fae quer noutros.

Ao ler O Círculo, ficou patente a vontade de a autora explorar um tema que muito aprecia. Ficou também em evidência que existe imaginação que, se explorada de forma mais complexa, poderá vir a surpreender.

Sem comentários: