sábado, 19 de janeiro de 2013

Opinião: O Circo dos Sonhos

Título Original: The Night Circus (2011)
Autor: Erin  Morgenstern
Tradução: Maria da Fé Peres
ISBN: 9789722634267
Editora: Civilização Editora (2012)

Sinopse:

Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.

Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.

Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto. 

Opinião:

Imbuído de mistério e encantamento, O Circo do Sonhos é o primeiro romance de Erin Morgenstern. Passado no século XIX, época em que a ciência e a tecnologia tiveram uma evolução significativa, este livro mostra uma visão discreta, bela, romântica e perigosa da magia.

No início, é-nos apresentado o começo de uma competição. Contudo, só temos conhecimento da identidade dos oponentes, Celia e Marco, e, ao longo da leitura, questionamos as regras, o que é pretendido e como vai terminar este estranho desafio.

 Deste modo, observamos o crescimento do dois protagonistas, e verificamos que os dois estão a ser educados através de métodos distintos. Este factor acaba por afectar a personalidade destas personagens, apesar de a certo ponto entendermos que eles estão ligados por algo superior à própria competição e às metodologias dos seus mestres. Percebemos que os dois são a base do famoso Circo dos Sonhos e que este espaço único não é apenas o palco de talentos incomuns e maravilhosos.

A escrita da autora transporta-nos para dentro deste circo de um modo natural. Ao ler o livro, sentimos que estamos a atravessar fronteiras, que estamos a vislumbrar o fantástico relógio da entrada e que estamos a entrar num mundo maravilhoso a preto e branco. Entramos em cada tenda e ficamos estupefactos, exactamente da mesma forma que os restantes visitantes, queremos saber que outros atractivos existem e desejamos provar as iguarias descritas.

E como se não bastasse ficarmos rendidos ao espaço, somos também atraídos pelas personagens apresentadas, nomeadamente o grupo fundador e os moradores deste local idílico. Percebemos que cada pessoa é dotada de capacidades únicas e relevantes para o sucesso colectivo. Relativamente ao teor romântico, este não é exagerado nem monopoliza a trama.

Apesar de se tratar de uma leitura interessante e muito diferente do que tem sido apresentado dentro do género, existem alguns pontos que podem não convencer totalmente. Falo, especialmente, do facto de os capítulos não estarem apresentados segundo uma ordem cronológica linear, levando a o leitor a estar atento às datas apresentadas em cada um, de modo a conseguir perceber o que acontece a cada momento e a fazer as ligações correctas. Esta pode ser uma dificuldade para os mais distraídos.

Terminada a leitura, fica a sensação que se esteve perante uma obra de grande beleza e dotada de reflexões muito pertinentes, nomeadamente sobre a construção do nosso próprio destino. Uma boa surpresa e um livro que recomendo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Também gostei do livro *.* Ao contrário de ti, gostei dos saltos temporais. Acho que deram mais dinâmica.

Beijinhos

Cláudia disse...

Ainda bem que já o conseguiste ler Catarina! Fico feliz por teres gostado =)

Bj*