sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Opinião: Na Sombra da Vingança (Irmandade da Adaga Negra #7)

Título original: Lover Avenged
Autor: J. R. Ward
Tradução: Ana Paula Florindo
ISBN: 9789724621029
Editora: Casa das Letras (2012)

Sinopse: 

Os romances da Irmandade da Adaga Negra, de J. R. Ward, apresentaram aos leitores um mundo diferente, criativo, obscuro, violento e completamente incrível. Agora, enquanto os guerreiros vampiros defendem a raça dos seus assassinos, a lealdade de um macho para com a Irmandade será posta à prova - e o seu perigoso sangue impuro será revelado. Caldwell, Nova Iorque, é, desde há muito, campo de batalha para vampiros e seus inimigos, a Sociedade dos Minguantes. É também o lugar onde Rehvenge demarcou o seu território como um barão da droga e proprietário de um infame clube noturno que fornece os ricos e bem armados. E é exatamente pela sua reputação sombria que ele é abordado para matar Wrath, o Rei Cego e líder da Irmandade. Rehvenge sempre manteve distância da Irmandade, apesar de a sua irmã ser casada com um dos membros. Por ele ser um symphath, a sua identidade representa um segredo mortal, cuja revelação pode levá-lo a ser banido para uma colónia de sociopatas. E enquanto as conspirações dentro e fora da Irmandade ameaçam revelar a verdade sobre Rehvenge, ele volta-se para a única luz que ilumina o seu mundo de escuridão cada vez mais profunda - Ehlena, uma vampira que nunca conheceu a corrupção que o controla - a única coisa que existe entre ele e a destruição eterna.

Opinião:

Rehvenge não foi uma personagem que me tivesse cativado nos volumes anteriores (sobre os quais prometo escrever opinião o mais rápido possível), mas heis que chega o livro que expõe o seu passado e apresenta a sua única hipótese de salvação. Tal como nos outros livros da série, este anjo salvador é uma mulher, mais concretamente uma fêmea, factor que não surge como surpresa mas que, mesmo assim, me faz continuar a sentir cativada por esta série.

O enredo de Na Sombra da Vingança vai muito ao encontro dos livros anteriores, e, por isso, o leitor já sabe com o que pode contar e adivinha facilmente o final. Sim, voltamos a ter uma figura masculina dona de um passado trágico mas que passa uma imagem implacável, sim, esse macho encontra uma parceria que o leva a querer mudar de vida, sim, o macho forte que transpira testosterona  acaba por se ver envolvido numa situação onde as suas fragilidades são levadas ao limite, sim, há cenas de porrada onde tudo acaba bem e outras de sexo intenso e surreal. Mas sabem que mais? Eu cá continuo a ler estes livros num instante!

Desde o início que aprecio as particularidades da escrita de J. R. Ward. Gosto bastante do modo como a autora alterna o seu estilo consoante as personagens a que está a dar voz. É fácil sentir toda as motivações e virilidade dos homens, mas também a graça e força das personagens femininas. Este factor cativa e embala-nos na leitura, e 790 páginas voam num ápice.

Rehvenge não foi o macho que mais me cativou desta série, apesar de me ter surpreendido em alguns momentos. Também Ehlena não me marcou particularmente, por a ver como a típica mulher da plebe que, de um momento para o outro, se transforma numa princesa. Contudo, gostei bastante da relação que esta personagem feminina tinha com o seu pai, um homem debilitado e mentalmente instável.

E se a história de Rehvenge e Ehlena é a principal deste livro, existem ainda outras personagens, algumas delas protagonistas de livros anteriores, que ganham relevância ao longo da trama. Deste modo, Na Sombra da Vingança mostra que os finais felizes de obras anteriores ainda podem apresentar modificações e que as relações entre os casais que se foram formando continuam à prova, tal como na realidade (apesar de nós sabermos que vai tudo continuar a acabar bem, mas é bom rever algumas destas personagens mais de perto e não como meros figurantes).

Este pode não ser um livro surpreendente, com momentos inesperados ou dotado do melhor dos enredos, contudo, é uma leitura que os fãs da série vão apreciar, nem que seja pelo facto de matar saudades daquele mundo e das muitas personagens que o habitam. Na Sombra da Vingança pode pecar por repetir a fórmula de volumes anteriores e assim provocar o desinteresse, mas a mim, estranhamente, não faz este efeito (por enquanto). Gostei de ler, foi um livro que me proporcionou momentos agradáveis de lazer, e estou muito curiosa para saber o que vai acontecer com o casal principal do próximo volume.

Outros livros de J. R. Ward:
Cobiça (Saga Anjos Caídos #1)
Desejo (Saga Anjos Caídos #2)

Sem comentários: