sábado, 17 de novembro de 2012

Opinião: A Profecia da Águia (Série da Águia #6)

Título original: The Eagle's Prophecy (2005)
Autor: Simon Scarrow
Tradutor: José Saraiva
ISBN:  9789896372408
Editora: Saída de Emergência  (2008)

Sinopse:

Estamos na primavera de 45 D.C. e os centuriões Macro e Cato, dispensados da segunda legião, encontram-se retidos em Roma a aguardar julgamento pelo envolvimento na morte de um oficial. Mas não é apenas o seu futuro que parece incerto... Piratas sanguinários capturaram três pergaminhos délficos que são absolutamente vitais para a segurança de Estado. Estes documentos têm de ser recuperados e os piratas destruídos.

Sabendo que Macro e Cato têm a coragem e o engenho para levarem a cabo uma missão dessas, o chefe dos serviços secretos imperiais faz-lhes uma proposta que não podem recusar. Infelizmente vão trabalhar às ordens de Vitélio, um velho inimigo que desprezam e de cuja fidelidade a Roma duvidam. Os três oficiais partem de Ravena na frota imperial, mas os piratas são avisados e infligem uma pesada derrota aos romanos. Em menor número, minados por rumores de traição e fragilizados pela inépcia de um Vitélio desesperado por se redimir, Macro e Cato vão ter de operar um verdadeiro milagre para salvar as suas vidas... e evitar a destruição do Império.

Opinião:

A Profecia da Águia marca uma reviravolta na série. Depois de termos acompanhado a vida e as aventuras de Macro e Cato nas legiões pela Germânia e Britânia, eis que os nossos heróis integram um grupo inesperado: a marinha romana.

É curioso, pois pouco se fala sobre a marinha desta civilização. Assim, o leitor fica a conhecer um pouco mais sobre os equipamentos, técnicas e modos de vida dos homens que combatiam nesta posição, o que revela ser uma lufada de ar fresco para a série. Quem não aprecia muito esta mudança é Macro e Cato: o primeiro detesta os fuzilieiros devido a problemas passados, o segundo tem um estômago sensível ao mar. O que tudo isto quer dizer? Muitos conflitos e peripécias que expõe a coragem das personagens e que propiciam ao leitor momentos mais divertidos.

Quem acompanha a série repara que não são feitas grandes alusões à mitologia da época. Contudo, isso muda um pouco com este livro, uma vez que a missão é motivada pela obtenção de uns pergaminhos délficos. Existem certas circunstâncias que exploram a crença das personagens, apesar de forma muito ténue,já que toda a escrita está voltada para a ação. Tenho pena que assim seja, pois gostaria de perceber até que ponto a religião está impregnada na vida dos protagonistas.

Os fãs de Macro vão adorar este volume que expõe e explora a vida passada do centurião. Surgem os motivos que podem ter despoletado a personalidade desta personagem, tudo inserido num ambiente que junta o dramatismo com a comicidade.

Este livro marca também o regresso de uma das personagens mais odiadas: Vitélio. O legado volta a mostrar uma dupla face, a colocar os heróis em perigo e, no final, deixa a ideia que a sua ambição o vai levar a medidas mais drásticas para a obtenção de poder nos próximos volumes.

Leitura simples, apesar dos novos conceitos, A Profecia da Águia continua a cumprir o que os volumes anteriores habituaram: uma leitura interessante, divertida e repleta de ação que se faz num ápice. Apesar de se tratar de um tema remoto a uma época passada a linguagem utilizada é atual, o que facilita o acesso à informação. Quem gostou dos volumes anteriores vai, com toda a certeza, apreciar este.

Outros livros de Simon Scarrow:
A Águia do Império (Série da Águia #1)
O Voo da Águia (Série da Águia #2)
As Garras da Águia (Série da Águia #3)
A Águia e os Lobos (Série da Águia #4)
A Águia de Sangue (Série da Águia #5)

Sem comentários: