sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Opinião: Anoitecer (Série Fever #1)


Título original: Darkfever (2006)
Autor: Karen Marie Moning
Tradutor: Elsa T. S. Vieira
ISBN:  9789896660123
Editora: Contraponto  (2009)

Sinopse:

Mac Kayla, ou Mac, é uma vidente Sidhe, o que quer dizer que consegue ver os Fae. Durante toda a sua vida tentou ignorar esse facto, de modo a não ser descoberta. Contudo, as barreiras que separam o mundo os humanos dos Fae estão a cair e isso aumenta os seus riscos de vida.

Tudo piora quando a irmã de Mac é misteriosamente assassinada, deixando como única pista uma mensagem no telemóvel. Assim, a heroína parte numa viagem à Irlanda com o objetivo de perceber o que aconteceu. Porém, nesse País, os Fae estão mais perto e Mac descobre que possui o dom de ver o reino dessas terríveis criaturas.

Enquanto Mac tenta descobrir o assassino da irmã, percebe que está a ser seguida pelo sombrio Jericho e por um perigoso Fae-alfa. Com o tempo, Mac vai perceber que está numa jornada maior do que julgava ser possível, e percebe que o futuro da humanidade tal como a conhecemos está nas suas mãos.

Opinião:

Anoitecer parecia ser um livro igual a outros tantos de urban fantasy, mas a verdade é que consegue surpreender e agarrar o leitor desde o início. Ao início, tudo parece bastante simples e linear, mas o decorrer da leitura demonstra que existem muitos segredos a serem desvendados e muitas peripécias interessantes a acontecer.

Para além do bom encadeamento dos acontecimentos, a história possui ainda personagens cativantes com quem é fácil criar empatia. Mac, a heroína, inicialmente pode parecer a típica menina mimada e fútil. Com o decorrer da história percebemos que as impressões iniciais não correspondem totalmente à verdade, mas que essas características são usadas como subterfúgio para esconder segredos obscuros e preocupações bem reais. É bom perceber que ela é uma jovem com sentido de humor e fiel aos seus princípios.

Jericho é outra personagem que vai ganhando relevância ao longo da trama e que vai cativando os leitores (principalmente o sexo feminino), apesar de ter uma personalidade facilmente mutável. Homem misterioso e dono de uma livraria, possui muitos conhecimentos sobre os Fae e revela-se uma ajuda fundamental.

Karen Marie Moning envolve todos os aspetos anteriormente descritos num ambiente negro, repleto de mitologia pagã e muito mistério. É com interesse que o leitor se depara com esta nova versão dos Tuatha Dé Danan, que tanto podem surgir com aspetos medonhos ou com belas e irresistíveis aparências. Contudo, independentemente do aspeto, a verdade é que são todos extremamente perigosos e manipuladores.
Anoitecer é o primeiro volume de uma saga que promete continuar a melhorar livros após livro. Entusiasmante e sem cair em facilitismos, tal como acontece em outras obras do género, é uma leitura que se faz num impulso e que faz desejar por mais.

Sem comentários: