terça-feira, 28 de maio de 2019

Opinião: Acredita em Mim

Título Original: Believe Me (2018)
Autor: JP Delaney
Tradução: Ester Cortegano
ISBN: 9789896657901
Editora: Suma de Letras (2019)

Sinopse:

Claire Wright gosta de se pôr na pele de outras pessoas. Mas quem é o isco… e quem é a presa? Claire é uma inglesa estudante de teatro em Nova Iorque. Sem o green card, não tem outra saída senão aceitar o único emprego que consegue: trabalhar para uma firma de advogados especializados em casos de divórcio.

A sua missão é fingir que é uma rapariga fácil, em bares de hotel, para desmascarar maridos infiéis. Quando um dos seus alvos se transforma no objecto de uma investigação por assassinato, a Polícia pede a Claire que use todas as suas habilidades para ajudar a atrair o suspeito para uma confissão.

Opinião:

Este é o segundo livro que li de JP Delaney. Já tinha ficado impressionada com A Rapariga de Antes, por isso as expectativas para este Acredita em Mim estavam altas. Começar a ler um livro já há espera de uma grande história pode ser frustrante, pois estamos mais sensíveis para as fraquezas da trama. Felizmente, as minhas expectativas foram superadas e posso desde já dizer que fiquei mais cativada a esta história do que a primeira que li do autor. Acredita em Mim tem dois pontos muito fortes: as personagens bem construídas e o enredo complexo.

O leitor pode não simpatizar com a protagonista nem aceitar bem as suas escolhas, mas uma coisa é certa: Claire não deixa ninguém indiferente. Vamos descobrindo as várias camadas de personalidade desta figura ao longo da trama. É ainda impressionante que, com o decorrer da história, apareçam muitas dúvidas quanto ao que é real sobre Claire e ao que é pura criação da sua mente. Afinal, ela é apresentada como uma atriz que se entrega por completo aos papéis que representa, muitas vezes tendo dificuldade em distinguir a linha que separa a sua pessoa daquela que está a representar. Perceber quem é a verdadeira Claire é um exercício curioso.

Logo ao início entendemos que Claire é alguém que faz tudo para atingir os seus objetivos, alguém que é carente de afetos e precisa de reconhecimento e atenção. Estes seus traços de personalidade levam-na a uma situação em que tem de ajudar a polícia. A sua missão é tentar perceber se o suspeito de um crime é ou não o responsável pela morte da mulher. Esta premissa parece algo simples, mas com o passar das páginas torna-se cada vez mais intrigante e complexa. É que chagamos a um ponto em que já nem nós sabemos o que é missão e o que é real.

A trama é sempre acompanhada do ponto de vista de Claire e pode ser dividida em vários momentos distintos. Em cada um deles, vemos um novo traço da personalidade desta protagonista e somos levados a pensar sobre quem ela realmente é, quem foi na verdade o autor do crime, para onde tudo se está a encaminhar. Existem diversas reviravoltas inesperadas, e confesso que não estava à espera da conclusão desta obra. Ainda assim, fiquei muito satisfeita com a forma como tudo culminou. Faz sentido.

Existem detalhes maravilhosos nas escrita. Sendo Claire uma atriz apaixonada e dedicada, são vários os episódios que ela relata através do esquema de um guião. Esta incorporação ao longo da história contribui para um ritmo rápido da leitura e aumenta no leitor a ideia da dedicação da protagonista à representação. Uma ideia bem pensada e conseguida com sucesso. A inclusão de temas de Charles Baudelaire também acentua a parte artística e ajuda na construção do criminoso e da sua mente.

Acredita em Mim é um livro que agarra desde a primeira página. A história está muito bem conseguida e as personagens apresentadas fazem-nos acreditar que as pessoas não são aquilo que aparentam e que realmente não se deve confiar totalmente em ninguém. Uma conclusão irónica, tendo em conta o título. Uma leitura imperdível para todos os que gostam de um bom thriller psicológico e de uma história que está sempre a surpreender.

Sem comentários: