segunda-feira, 24 de julho de 2017

Opinião: O Covil dos Lobos (Blackthorn & Grim #3)

Título Original: Den of Wolves (2016)
Autor: Juliet Marillier
Tradução: Catarina F. Almeida
ISBN: 9789896579616
Editora: Planeta (2017)

Sinopse:

Blackthorn conhece bem as regras: não procurar vingança, ajudar qualquer pessoa que pedir e praticar apenas o bem.
Mas depois da provação recente que ela e Grim sofreram, sabe que tem de encontrar o homem que lhe arruinou a vida.

Opinião:

Ler um livro de Juliet Marillier é sempre um prazer. A autora nunca desilude e, desta vez, até superou as minhas expectativas. O Covil dos Lobos é o último livro da trilogia "Blackthorn & Grim", e é também o mais emocionante desta aventura.

Existem algumas histórias paralelas nesta livro, e todas conseguiram prender-me a atenção e aguçar-me a curiosidade. Os dramas de Blackthorn e a forma como a sua mente trabalha continuam a cativar-me e a querer continuar acompanhá-la, mas as questões que envolviam Grim também eram bastante intrigantes e levavam-me a querer resolver os mistérios que encontrava. Além destas duas figuras já nossas conhecidas surge uma nova, Cara, e os capítulos que a acompanham diretamente são também muito intensos e fazem-nos sentir compaixão. Perante tudo isto, o livro é lido com avidez desde as primeiras páginas.

Gostei de perceber a evolução de Blackthorn. Neste volume, e ao compararmos esta figura com O Lago dos Sonhos, percebemos que ela conseguiu encontrar paz, apesar de toda a revolta que ainda sente e apesar da sua personalidade fechada e até um pouco rude. Juliet Marillier mostra-nos que, apesar da dor relacionada com um passado repleto de tormentos, a esperança em dias melhores pode existir, mesmo que tal possa parecer impossível. E se Blackthorn já não é a mesma do primeiro livro, também as suas relações com os outros mudam. No seu jeito peculiar, ela passa a ter o coração aberto e mais disponível, e, como tal, encontra uma nova missão e um novo motivo para continuar a lutar pelo seu futuro.

É engraçado que Grim é sempre descrito como um homem cuja aparência pode assustar, pois eu só um consigo imaginar como um verdadeiro cavalheiro. Ele é portador de valores tão nobres que se torna impossível não torcer para que consiga ultrapassar os seus demónios e alcançar a felicidade. As suas acções são o reflexo do homem que é, e nesta obra isso torna-se ainda mais marcante. A coragem de Grim para lutar pelos oprimidos é de louvar, e a sua capacidade de ver para além das aparências e do que lhe contam prova que ele é mais inteligente e perspicaz do que julga. Grim é o exemplo do homem simples e bom que faz a diferença da vida dos que ama e da sua comunidade.

Cara surge como o centro de um novo mistério. Ela é uma jovem com quem é fácil sentir empatia, ainda que a forma como aceitou certas revelações tivesse parecido demasiado fácil. Gostei bastante da história que a envolve, apesar de o seu desfecho ser bastante previsível. Ainda assim, acho que o importante não foi a revelação final, mas a forma como as personagens reagiram a esta verdade. Além disso, foi interessante acompanhar a forma como todas as peças deste puzzle se foram encaixando e em que como tudo fez sentido no final.

O culminar desta aventura leva o leitor a acreditar na magia, esperança e justiça. Faz acreditar no amor, mesmo quando tudo parece perdido. Gostei muito da forma como Juliet Marillier conduziu esta histório, conseguindo sempre manter um elevado nível de interesse, e ainda mais da forma como deu por terminada esta aventura. Bem ao seu jeito, a autora faz-nos acreditar em dias mais felizes, inspira-nos a sermos sempre fiéis aos nossos valores e a pensarmos nos outros, mesmo quando tal é difícil. Mais do que uma contadora de história, Juliet Marillier volta a ensinar-nos a sermos melhores.

Opiniões a outros livros de Juliet Marillier:
A Filha da Floresta (Sevenwaters #1)
O Filho das Sombras (Sevenwaters #2) 
A Filha da Profecia (Sevenwaters #3)
A Vidente de Sevenwaters (Sevenwaters #5)
A Chama de Sevenwaters (Sevenwaters #6)
Sangue-do-Coração
Shadowfell (Shadowfell #1)
O Voo do Corvo (Shadowfell #2)
A Voz (Shadowfell #3)
O Lago dos Sonhos (Blackthorn & Grim #1)
A Torre dos Espinhos (Blackthorn & Grim #2)

Sem comentários: