sexta-feira, 21 de abril de 2017

Opinião: Sinto a Tua Falta

Título Original: MissYou (2015)
Autor: Kate Eberlen
Tradução: Inês Castro
ISBN: 9789896578756
Editora: Planeta (2017)

Sinopse:

O amor chega quando estamos preparados... Tesso sonha em ir para a universidade. Gus mal pode esperar para fugir do controlo da família e descobrir o que de facto deseja ser. Por um dia, nas férias, os caminhos destes jovens de dezoito anos cruzam-se antes de voltarem a casa e verificarem que a vida nem sempre decorre como planeado. Nos dezasseis anos seguintes, com rumos de vida bastante diferentes, cada um descobrirá os prazeres da juventude, enfrentará problemas familiares e encarará as dificuldades da vida adulta. Separados pela distância e pelo destino, tudo leva a crer que será impossível que um dia se conheçam verdadeiramente... "Sinto a Tua Falta" conta duas trajectórias que se entrelaçam sem se tocarem, numa narrativa que emociona.

Opinião:

Sinto a Tua Falta é um livro muito romântico que nos mostra que, apesar dos muitos obstáculos que a vida apresenta, a felicidade e o amor podem ser encontrados. Tudo no seu tempo certo. Kate Eberlen, a autora, mostra que muito dificilmente conseguimos seguir fielmente o plano que traçamos e que nem sempre nos tornamos nos adultos que imaginamos durante a adolescência. Contudo, tal não significa que não seja possível alcançar os nossos sonhos, mesmo que para tal tenhamos de seguir caminhos inesperados.

Tesse e Gus são os protagonistas deste romance. As suas histórias são relatadas em capítulos intercalados e na primeira pessoa. Acompanhamos as suas vidas desde o fim da adolescência até à idade adulta e percebemos de que forma o seu percurso os moldou e como tal foi necessário para que algo de especial acontecesse. Logo no início, fica patente que os dois têm origens sociais e personalidades distintas. É então normal que exista maior empatia por uma personagem do que pela outra.

A história e Tess acabou por aguçar mais a minha curiosidade, mas não tanto por ela. As situações em que se encontrava e as personagens que a rodeavam faziam-me ansiar pelos seus capítulos. Senti compaixão pela sua situação inicial, admirei-a por não abandonar a irmã, mas não concordei com algumas das decisões que tomou. O seu percurso sensibiliza para a Síndrome de Asperger, as vítimas de cancro e o alcoolismo.

 Gus, talvez por inicialmente ser mais introspectivo e não se rodear tanto de outras personagens, acabou por não chamar tanto a atenção. Mas conforme a sua narrativa vai desenrolando, vai também ficando mais apelativa. Com ele pensamos nas expectativas familiares, isto em diferentes papéis. Sente-se que ele esconde-se atrás de uma máscara criada para corresponder às expectativas dos outros, mas isso só o coloca em negação e magoa quem se deixa enganar por essa imagem.

Existe um acontecimento que tinha a certeza que iria ocorrer e pelo qual ansiava, contudo, a forma como este se deu ficou aquém das expectativas. Faltou veracidade ao momento, ao mesmo tempo que tudo pareceu dar-se demasiado depressa. Depois disto, o fim chega com muitas questões em aberto e sem se perceber ao certo o que irá acontecer aos protagonistas. Afinal, a vida volta a pregar uma partida e a conclusão acaba por tanto dar esperança como deixar a dúvida no ar. Como tal, a leitura, apesar de ter sido agradável, não chegou ao fim com a sensação de conclusão e de que tudo tinha sido explicado e encontrado o seu lugar.

O título da obra gera algumas dúvidas, mas fica a ideia de que pode ter um duplo significado. Por um lado existe entre os protagonistas a ideia de que sentem falta de alguém que ainda não conheceram, alguém por quem nutram amor e que os corresponda. Esta falta é, assim, o desejo de encontrar um companheiro para a vida. Por outro lado, Tess e Gus sofreram perdas e estão a lidar com essas faltas. O curioso aqui é que o luto é feito de formas diferentes, até porque a relação que tinham com as figuras que partiram era bastante diferente. Apesar de tudo, essas mortes tiveram profundas marcas nas suas vidas.

Apesar de ser um livro com mais de 400 páginas, Sinto a Tua Falta é lido com vontade. Como tal, fiquei impressionada quando cheguei ao fim com tanta rapidez. Os dramas descritos no livro são bastante reais e ensinam que os problemas não significam derrotas. A autora mostra que existem alternativas para se conquistar o que se deseja. Uma história bonita e que tem ensinamentos.

Sem comentários: