quinta-feira, 6 de abril de 2017

Opinião: Filhos do Vento e do Mar (Crónicas da Terra e do Mar #2)

Autor: Sandra Carvalho
ISBN: 9789722359924
Editora: Editorial Presença (2017)

Sinopse:

Forçadas a fugir de Águas Santas para escapar à fúria de Tomás Rebelo, Leonor e Guida chegam ao porto de Lisboa e confrontam-se com Corvo, o famoso pirata sobre o qual se contam tantas lendas. Horrorizada com a descoberta de que é filha de Diogo, o Açor, Leonor decide disfarçar-se de rapaz quando Corvo a obriga a embarcar no seu navio, protegendo-se assim dos impulsos masculinos. Inconformada com o seu destino, Leonor resolve fazer tudo para escapar aos piratas. Porém, com o passar do tempo, sente a herança do Açor a despertar dentro dela. O segredo que ensombra o passado de Corvo começa a inflamar a curiosidade, enquanto estabelece amizade com os homens que tanto temia. Conseguirá ela regressar a Águas Santas e desmascarar a perversidade de Tomás Rebelo, ou o apelo da liberdade e aventura, conjugado com a vontade de conhecer o verdadeiro pai, tornar-se-á irresistível

Opinião:

Já disse noutras opiniões, mas repito: Sandra Carvalho é uma verdadeira contadora de histórias. Depois de um longo período de espera, finalmente chegou a continuação de O Olhar do Açor (opinião aqui). Filhos do Vento e do Mar começa no momento em que o primeiro volume terminou, e é curioso que, apesar de ter esperado mais de dois anos por este livro, consegui recordar bem a história e as suas personagens.

Assim que comecei esta leitura, recordei por que motivo gosto tanto de ler livros desta autora. Existe uma sensação de familiaridade e conforto. Não sei se é por o estilo de escrita me fazer recordar contos de fadas ou pela forte presença da história e cultura portuguesa, mas a verdade é que esta sensação está presente em cada página. Isto já é algo que marca pela diferença.

Leonor, a protagonista que no livro anterior tanto me tinha cativado, surge de forma um pouco diferente neste volume. Ao início, consegui perceber o motivo de algumas das suas decisões, mas não as aceitei bem. Isso aconteceu devido à forma como ela agiu perante as novas circunstâncias que encontrou. Contudo, tudo faz sentido no enquadramento da história. Só que, como eu sabia o que estava do outro lado, custou-me um pouco mais vê-la a ir por certos caminhos.

A figura de maior destaque desta obra acaba por ser Corvo. Adorei a construção deste homem do mar que aparenta uma imagem para depois se desvendar alguém com bom fundo. A forma como ele equilibrava a sua força de chefe com o carinho que nutre pelos que ama fazem com que seja difícil adivinhar a forma como ele vai reagir a cada momento. O grupo que ele comanda consegue ser diversificado e divertido. Já Guida, a grande companheira de Leonor, acaba por ficar um pouco aquém do que lhe era esperado, o que faz pensar sobre até onde pode ir a amizade.

Conhecer mais do que uma percepção acabou por ser tanto importante como até frustrante. Mas atenção, não digo isto em sentido depreciativo, pois esta sensação é gerada pela vontade de que segredos sejam descobertos e mal-entendidos sejam desfeitos. Desta forma, dei por mim a querer sempre saber o que acontecia a seguir e a deliciar-me com certas ocasiões em que quase tudo era colocado em causa.

A narrativa avança a um bom ritmo e é sempre apelativa. Li o livro com rapidez e vontade. A direcção da trama faz sentido, proporciona conhecimento sobre eventos passados e que são relevantes, e ainda revela um novo vilão que promete dar que falar. Não senti aborrecimento em nenhum momento e foi difícil largar o livro.

A maior parte da acção acontece a bordo de um navio. Confesso que, quando isto acontece, costumo sentir-me um pouco intimidada, pois sei que vou encontrar com uma série de conceitos que não domino. Contudo, a autora preocupou-se não só com a pesquisa sobre esta área como também em explicar cada termo de uma forma directa e fácil de ser entendida. Assim sendo, a meio da leitura dei por mim a entender tudo o que estava a ser descrito.

Terminada a leitura, fica a vontade de que o verão chegue depressa. Afinal, a autora já revelou que o último volume desta história poderá ser publicado em Junho. Eu continuo bem impressionada com esta saga e estou muito curiosa para conhecer o seu desfecho. Se gostam de livros que fazem sonhar e de aventuras que misturam magia com história, então não vão querer perder este.

Outras opiniões a livros de Sandra Carvalho:
A Última Feiticeira (A Saga das Pedras Mágicas #1)
O Guerreiro e o Lobo (A Saga das Pedras Mágicas #2)
Lágrimas do Sol e da Lua (A Saga das Pedras Mágicas #3)
O Círculo do Medo (A Saga das Pedras Mágicas #4)
Os Três Reinos (A Saga das Pedras Mágicas #5)
A Sacerdotisa dos Penhascos (A Saga das Pedras Mágicas #6)
O Filho do Dragão (A Saga das Pedras Mágicas #7)
Sombras da Noite Branca (A Saga das Pedras Mágicas #8)
O Olhar do Açor (Crónicas da Terra e do Mar #1)

Sem comentários: