terça-feira, 20 de setembro de 2016

Opinião: A Rapariga do Calendário - Julho, Agosto, Setembro (#3)

Título Original: Calendar Girl (2015)
Autor: Audrey Carlan
Tradução: Ana Maria Pinto da Silva
ISBN: 9789896578275
Editora: Planeta (2016)

Sinopse: 

A vida de Mia Saunders continua no terceiro livro perversamente escaldante da série "A Rapariga do Calendário"! Nestes três meses, Mia desloca-se a Miami, ao Texas e à sua terra natal, Las Vegas.
 Em Julho, será sedutora num videoclipe do artista de hip-hop, com discos de platina, Anton Santiago. A recuperar do trauma sofrido em Junho, a nossa rapariga abre o coração e descobre que correr riscos lhe concederá o que sempre desejou, necessitou e muito mais.
Em Agosto, Mia viaja para o Texas vestindo a personagem e representando o papel de ser a irmã perdida do magnata do petróleo e importante homem de negócios Maxwell Cunningham. O trabalho devia ser canja, só que são revelados segredos do passado que mudarão o que sempre acreditou ser verdade.
Em Setembro, Mia parte para a sua Sin City, onde o mundo à sua volta parece desmoronar-se. As pessoas que ama travam batalhas para as quais não está preparada, mas que se sente desesperada por resolver antes de perder tudo.

Opinião:

Este terceiro volume marca uma grande reviravolta na história de Mia. Se estão à espera que esta protagonista se envolva com um homem diferente ao longo dos meses, então estão muito bem enganados. Audrey Carlan mostra que os meses iniciais apresentavam uma ideia, mas que há muita história para ser desenvolvida nestes contos.

Dos três contos deste livro, o primeiro é o mais divertido. Mia é chamada a viver uma nova aventura e, desta vez, volta a encontrar um homem que está habituado a ter todas as mulheres aos seus pés. Felizmente, o desenvolvimento desta narrativa não caiu num lugar comum e provou que a amizade e respeito entre géneros é possível.

O segundo conto depressa nos dá a entender que a vida de Mia irá sofrer uma grande mudança. As pistas para tal são mais que muitas e, quando tudo é revelado, é impossível não se ficar impressionado. Senti que a autora gosta muito desta protagonista e que está empenhada em lutar pela sua felicidade.

Em setembro, Mia retrocede um pouco no que era suposto fazer devido a problemas maiores. O início desta história é lenta, mas quando os problemas relacionados com o passado regressam, tudo fica mais intenso. Existe vários pontos de foco neste conto, o que pode ser um pouco desconcertante. Porém, no final, é bom ver que a protagonista conseguiu viver uma faceta diferente do que é uma família.

Tal como aconteceu nos livros anteriores desta série, também este volume foi lido com rapidez. Ler as aventuras de Mia é sempre divertido, para além de que fica sempre a curiosidade em descobrir o que lhe vai acontecer a seguir. Porém, certas situações fazem pensar demasiado em novelas, de tão convenientes ou loucas que são.

Mia teve uma infância e adolescência difícil, sempre teve de lutar para cuidar de si e da irmã. Por isso mesmo, percebo que seja tão orgulhosa: o pouco que ela conquistou é fruto do seu trabalho e do seus esforço. Porém, uma certa situação que lhe poderia facilitar a vida surge, e eu não consigo entender o motivo pelo qual ela não a aproveita. É que, apesar de tudo, ela já constatou que ser acompanhante também tem os seus perigos.

Quem já leu os outros volumes não vai querer perder este. O teor das narrativas continua a ligar diversão com erotismo, amizade, família, mistério e superação. A vida de Mia está e mudança, e a vontade de descobrir o que o destino lhe reserva é enorme. Estou muito curiosa para pregar o próximo livro, que será o último, e finalmente descobrir que final está reservado a esta mulher de armas.

Outras opiniões a livros de Audrey Carlan:
A Rapariga do Calendário - Janeiro, Fevereiro Março (#1)
A Rapariga do Calendário - Abril, Maio, Junho (#2)

Sem comentários: