sábado, 2 de novembro de 2013

Opinião: Casado até Quarta

Título original: Wife by Wednesday (2011)
Autoria: Catherine Bybee
Tradução: Ana Cunha Ribeiro
ISBN: 9789722526333
Editora: Bertrand Editora (2013)

Sinopse:

 Blake Harrison:
Rico, de boas famílias, encantador… e a precisar de uma mulher que se case com ele até quarta-feira. Blake pede ajuda a Sam, que afinal não é o homem de negócios que ele pensava. Pelo contrário, Blake depara com Samantha Elliot, uma mulher linda e arrojada com uma voz de fazer perder a cabeça.

Samantha Elliot:
Dona de uma agência matrimonial, ela própria não está disponível para o casamento… quer dizer, até Blake lhe oferecer dez milhões de dólares por um contrato de um ano. Não há nada de indecente na proposta dele e, além disso, o dinheiro vai ajudar imenso nas contas do médico da família de Sam. A única coisa que ela tem de fazer é guardar para si a atração que sente pelo marido e evitar a cama dele. Porém, é difícil resistir aos beijos ardentes de Blake e ao seu charme sensual são demasiado difíceis de resistir. O contrato de casamento previa tudo e mais alguma coisa… menos que se
apaixonassem.

Opinião:

Romance simples, sem surpresas, com premissa básica e personagens pouco profundas que tem como único objectivo entreter o leitor por breves momentos através de uma história romântica.

Desde o início que é possível perceber tudo o que vai acontecer, ou não fosse Casado até Quarta um livro igual a tantos outros dentro do género. Homem rico tem de casar para assegurar fortuna, encontra mulher pobre, os dois junta-se apenas por motivos relacionados com um negócio, os dois apaixonam-se, há umas contrariedades pelo meio que são facilmente resolvidas e vivem felizes para sempre. Acreditem, não vos estou a desvendar a história, pois ao ler as primeiras páginas é possível perceber todo este esquema.

As personagens não marcam, uma vez que são facilmente comparadas a tantas outras. Blake é o típico homem de negócios poderoso que nunca teve um relacionamento sério, vivendo entre encontros fugazes ou mantendo amantes que são escolhidas pela beleza estonteante. Samantha é a mulher sofrida que luta pelo seu lugar no mundo, repleta de bons valores e que não se consegue entregar a uma relação amorosa.

O encontro entre os dois protagonistas acontece logo ao início e depressa se percebe que a descrição que a autora faz de cada um não corresponde exactamente à realidade. Afinal, Blake torna-se um homem romântico de um momento para o outro, não correspondendo à vida que anteriormente levava. Teria sido mais agradável ter-se assistido a uma evolução gradual, como que num percurso de autodescoberta. Já Samantha revela-se mais sensível do que quer fazer acreditar. Os seus sentimento interferem com os seus objectivos e iniciais e, mais tarde, sabendo a sua história, fica a estranheza de como se entregou tão facilmente.

As personagens secundárias fazem aparições fugazes o que faz com que não possuam qualquer desenvolvimento. Quase parece fazerem parte de um cenário, pouco ou nada interferindo nas vidas dos protagonistas. Curiosamente, a única figura que realmente tem um papel decisivo nesta trama está morta.

O ritmo da trama é rápido, ou não fosse este um livro com pouco menos de 200 páginas. O estilo de escrita é leve, o que proporciona uma leitura rápida. Nesta história, tudo acontece num instante, os problemas surgem, mas rapidamente são ultrapassados e isso acontece da forma esperada pelo leitor. A única mensagem que fica para o leitor consiste na importância da verdade e confiança numa relação. 

Assim, Casado até Quarta é um livro pouco exigente que não ambiciona ser mais do que uma história romântica leve, muito ao estilo de um conto de fada moderno, mas que pouco ou nada marca. 

1 comentário:

Fiacha disse...

Ois Cláudia,

Nem formatas a sinopse ? :D

JK

bjs