sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Opinião: O Dragão do Inverno & Outras Histórias

Título original: A Retrospective (2003)
Autor: George R. R. Martin  
Tradução: Jorge Colaço e Luís Santos  
ISBN: 9789896374617

Editora: Edições Saída de Emergência (2012)

Sinopse:

Uma criança do inverno cria uma relação especial com um dragão. Uma nave espacial ruma no espaço em busca de uma mítica raça, mas estará o mistério na própria raça ou na estranha nave em que navegam? Uma velha torre de cinzas serve como refúgio para um homem destroçado. Um escritor cria um universo de personagens, e cada uma delas vive no mundo que ele lhes determinou. Um milionário convoca os seus antigos colegas para um confronto de xadrez com revelações inesperadas. Um homem adora comer mas odeia ser gordo, conseguirá a provação do tratamento do macaco ajudá-lo a definir prioridades? A vida sexual de um manipulador de cadáveres pode ser relativamente perfeita, mas não quando se acredita no amor.
Dez histórias multipremiadas que exploram temas universais, de leitura indispensável para os fãs do autor e para todos os que desejam conhecer o verdadeiro potencial da literatura fantástica.

Opinião:


A popularidade de A Saga de Gelo e Fogo faz crescer a curiosidade relativamente à restante obra de George R. R. Martin. Por esse motivo, as Edições Saída de Emergência lançaram O Dragão do Inverno & Outras Histórias, uma coletânea de contos do autor, trabalhos elaborados antes de o destino das personagens que nos cativaram em A Guerra dos Tronos começarem a ser traçados.

O conto O Dragão do Inverno é o único desta obra que pode ser inserido na fantasia épica. Incorporado num cenário medieval, descreve os primeiros anos de vida de uma estranha jovem, fria como o gelo. Uma narrativa que expressa a beleza da inocência e também a crueldade do homem, repleto de características mágicas que elevam a imaginação.

Esta Torre de Cinzas, E Sete Vezes Nunca Mateis Um Homem, Nightflyers e A Flor de Vidro estão diretamente ligados à ficção científica. Intrigadas vividas num universo distinto e em certas circunstâncias mais evoluído, relembra a eterna luta contra o que é diferente. Alguns destes textos fazem claras alusões a problemas pessoais do autor enquanto outros tentam explorar medos e causar incómodo ao leitor.

O Homem da Casa-da-Carne, Recordando Melody, O Tratamento do Macaco, Variações Falasiosas e Retratos dos Seus Filhos podem estar inseridos, mais diretamente, ao género do terror. Exploram receios inerentes ao ser humano, causam incómodo e, alguns, impressionam com finais inesperados.

Cada conto possui uma introdução própria, elaborada pelo autor. Deste modo, é possível entender o contexto em que este foi escrito e o que ele significou para Martin, dando uma perspetiva mais próxima e fiel e sendo, por isso, uma mais-valia.

Os fãs de A Saga de Gelo e Fogo não vão encontrar Westeros neste livro, mas sim outras facetas do autor (que acabam por estar presentes na sua obra mais famosa). Este é um livro interessante, com contos que abordam diversos de temas, o que faz com que acabe por existir uns que agradem menos e outros que proporcionem momentos de leitura deliciosos. REcomendo aos fãs de George R. R. Martin que querem descobrir outras facetas do criador de uma das séries de fantasia épica mais popular da atualidade.

Outras opiniões a livros de George R. R. Martin:
Windhaven (em colaboração com Lisa Tuttle)

2 comentários:

Universo dos Leitores disse...

Só de ser do George R. R. Martin já me cativou. Preciso ler urgente!

Bjs, Isabela.
www.universodosleitores.com

Fiacha disse...

Ois,

Confesso que ainda não experimentei nada de FC do escritor, embora tenho lido o Sonho Febril e ter gostado imenso.

Há quem goste muito dos contos de FC do escritor, tenho ainda por ler o que saiu primeiro, que penso conter uma história sobre Westeros.

Bjs e a ver se fazes uma visita ao corvo :D