sábado, 3 de agosto de 2013

Opinião: O Livro das Mulheres Perigosas

Título original: Dangerous Women - The Guide to Modern Life (2011)
Autor: Clare Conville, Liz Hoggard e Sarah-Jane Lovett
Tradução: Isabel Veríssimo
ISBN: 9789896721817
Editora: Arena (2013)

Sinopse:

A arte de ser uma mulher fantástica no século XXI.
O livro para as mulheres que se atrevem a viver melhor.
Destemido, provocador e ousado, pautado pelos sábios e eternos conselhos da filosofia e da poesia, O Livro das Mulheres Perigosas inspira-se na experiência de três mulheres perigosamente experientes para dar conselhos práticos mas divertidos que ensinam a requintada arte de viver no século XXI.
Com mais de 600 entradas sobre temas de interesse para todas as mulheres - «Amantes», «Almas Gémeas», «Poder de Atracção», «Terapia familiar», «Vestidos», «Sono», «Solteiros» e «Viajar» - este livro é o companheiro de mesa-de-cabeceira perfeito para a mulher moderna.
Mães, irmãs, filhas e amigas fazem constantemente a si mesmas, e umas às outras, perguntas sobre o que é ser uma mulher moderna. O Livro das Mulheres Perigosas tem essas respostas.


Opinião:

O Livro das Mulheres Perigosas não apresenta uma enredo literário, mas funciona sim como uma espécie de dicionário essencial para todas as mulheres modernas. Confesso que não estou habituada este tipo de livros, e pensei que iria demorar mais tempo a terminá-lo, mas a verdade é que até avancei mais depressa do que estava à espera.

As três autoras pegaram em conceitos fundamentais da vida feminina e atribuem-lhe uma interpretação directa, descontraída e, quando possível, com um toque de humor. Não só são dadas explicações como até conselhos, mas como a certa altura referem, só os segue quem assim entender.

Família, amigos, moda, saúde, trabalho, finanças, beleza, postura, sentimentos e sexo são alguns dos assuntos mais explorados neste guia organizado por ordem alfabética. Interessante ainda verificar que muitas entradas são acompanhadas por citações relacionadas com o conceito que acompanham, de forma a fornecer uma maior complementariedade. Após a devida definição, todas as entradas possuem uma ou mais palavras relacionadas.

Por se tratar de um livro britânico, existem muitos conceitos relacionados de forma directa com o país e não se adequando totalmente com a realidade nacional. Ficou ainda a sensação de que duas entradas partilharam a mesma definição.

Terminada a leitura do guia, encontra-se uma lista de sites seleccionados pelo conteúdo ligado às mais diferentes temáticas exploradas, assim como sugestões de livros, filmes e músicas que estão de alguma forma ligados à vida feminina e que outras precisavam de um outro tipo de abordagem.

Durante a leitura, pensei por diversas vezes que este livro daria um bom presente para as amigas mais cúmplices, tal era a forma próxima como tudo era tratado.
O Livro das Mulheres Perigosas é para ficar na estante por muito tempo de modo a podermos voltar a pegar nele não vá algum dia surgir uma dúvida sobre como combinar padrões animais ou precisar de ler uma palavra reconfortante sobre a necessidade das lágrimas.

Sem comentários: