sexta-feira, 24 de maio de 2013

Opinião: Refletida (Série Crossfire #2)

Autor: Sylvia Day
Título Original: Reflected in you (2012)
Tradução: Cláudia Ramos e Helena Ramos
ISBN: 9789897450044
Editora: 5 Sentidos (2013)

Sinopse: 

Gideon Cross: tão bonito e perfeito por fora como atormentado e complicado por dentro. Ele enfeitiçou-me com uma paixão que me arrebatou e me despertou os prazeres mais secretos. Eu não conseguia, nem queria, ficar longe dele. Ele era o meu vício... o meu desejo... era meu.
A minha história era tão violenta como a dele, e eu estava igualmente marcada pela vida. Nunca conseguiríamos ficar juntos porque era demasiado doloroso... exceto quando era inacreditavelmente perfeito. Nesses momentos, o desejo e o amor desesperado conduziam-nos a um estado de sublime insanidade. Gideon e eu estávamos a ultrapassar todas as fronteiras e a nossa paixão levar-nos-ia aos limites da doce e arriscada obsessão.

Opinião:

Depois de ter lido Rendida, decidi apostar na continuação da série Crossfire de Sylvia Day. O  meu objetivo era ver que alterações surgiam na relação entre Eva e Gideon e de que forma eles os dois iriam fazer o relacionamento resultar, já que no primeiro volume eu não acreditei muito nesta chamada história de amor.

Refletidao segundo volume da série, começa no momento em que o livro anterior terminou. Não há nenhum salto temporal e o casal continua a descobrir-se e a ver de que forma podem fazer com que os sentimentos que nutrem um pelo outro dêem origem a um relacionamento estável e duradouro. Ao início apercebemo-nos que eles estão a viver um momento feliz, no qual fazem promessas para o futuro. Mas claro que tal não é assim tão fácil.

Que estas duas personagens sentem uma forte atração, isso é claramente evidente. Se eles podem viver uma relação estável e saudável, isso já me faz duvidar. Afinal, Eva e Gideon só parecem estar mesmo em harmonia durante o ato sexual, os diálogos, quando acontecem, são à base do "não consigo viver sem ti, vamos fazer com que isto resulte, és tão lindo/a" e, regra geral, terminam com uma sessão de sexo escaldante. Os problemas que os dois vivem não são realmente discutidos e isso só leva Eva a ficar cada vez mais desconfiada sobre o que Gideon realmente pretende. E como se tal não bastasse, Eva começa a descobrir algumas atitudes de Gideon que não aprova e este nunca lhe dá satisfações, tornando-se até mais frio e distante.

Por mais bonito que seja ler uma história de amor entre uma rapariga comum (Eva não o é, mas apresenta-se como tal) e um homem extremamente sensual, rico e misterioso, a verdade é que é preciso existir um conteúdo consistente que realmente nos faça acreditar na trama. Se em Rendida eu não acreditei, em Refletida muito menos. Não é só o facto de não haver diálogo ou de tudo se basear no sexo, mas também por existirem  limites pessoais que estão em causa.



Mais uma vez, Eva é uma mulher demasiado dependente dos outros, apesar de se apresentar como uma jovem independente. Cary, o amigo com quem divide a casa, revela-se uma voz da consciência para a protagonista, mas as suas atitudes nem sempre são aceitáveis e fazem-nos pensar nos valores da sociedade atual que elegem o prazer rápido.

O ponto mais forte desta narrativa acabou por ser o desvendar de alguns segredos do passado das personagens. Isto tanto de Eva e Gideon, como dos pais da heroína. Permitem-nos perceber alguns aspectos e dão uma visão mais alargada das personagens.

A escrita mantém a simplicidade e é fácil de acompanhar. A autora prefere prender-se com os pensamentos da sua protagonista e, em certos momentos, torna-se repetitiva. Contudo isso também nos faz criar uma ligação com Eva e torcer para que ela mude as suas atitudes, ponha Gideon no seu lugar e vá procurar a sua felicidade noutro lugar.

A conclusão de Refletida não me agradou e consolidou as minhas ideias sobre a relação que é apresentada. Eva prova ser uma rapariga completamente iludida e sem capacidade de olhar a realidade e perceber as suas implicações. Um livro que segue as ideias do anterior e que não apresenta uma evolução plausível.

Outras opiniões a livros de Sylvia Day:
Rendida (Série Crossfire #1)

Sem comentários: