quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Opinião: O Voo da Águia (Série da Águia #2)

Autor: Simon Scarrow
Título Original: The Eagle's Conquest (2001)
Tradução: Luís Rocha
ISBN: 9789896372224
Editora: Edições Saída de Emergência (2005)

Sinopse:

As legiões romanas finalmente chegam nas costas da Britânia e preparam-se para iniciar uma das maiores campanhas da história do império romano. O centurião Macro e o optio Cato voltam a ter um papel fulcral. Juntamente com a Segunda Legião, os dois amigos terão de combater um imprevisível e feroz inimigo que está disposto a morrer pelas suas terras.

Mas os habitantes da ilha Britânia não são o único perigo a enfrentar. Enquanto definem estratégias para vencer os selvagens no seu próprio território, Macro e Cato vão deparar-se com uma conspiração de poderosos aristocratas romanos que poderá pôr em risco o imperador Cláudio e o futuro de Roma.

Opinião:

O segundo volume da série da Águia volta a provar que Simon Scarrow consegue agarrar o leitor. Com uma escrita simples, diálogos directos e uma intriga envolvente, estão reunidos os ingredientes para bons momentos de leitura.

Desta vez seguimos as personagens até à Britânia. Macro e Cato voltam a agradar apesar de possuírem personalidades tão díspares. Contudo, é fácil perceber que os dois estão cada vez mais cúmplices e que estão a desenvolver uma forte parceria. Para além de se reencontrarem outras figuras muito interessantes, o autor apresenta-nos algumas novas. Destaco Niso, um médico cartaginês que estabelece um diálogo muito interessante com os protagonistas sobre o a visão de invasores e invadidos.

O arranque da leitura pode não ser fácil, uma vez que a primeira parte do livro é muito focada nas tácticas bélicas e nas descrições de batalhas que não são demasiado violentas ou pesadas. Contudo, tudo se torna mais interessante quando surgem as conspirações. O leitor é levado a questionar o que aparenta ser verdade e fica surpreendido com as movimentações de algumas personagens. Os jogos de manipulação são interessantes e mostram que as almas mais bem intencionadas podem provocar grande estragos.

No final, um certo desenlace faz gerar curiosidade acerca do desenvolvidamente de uma determinada personagem no terceiro livro da saga da Águia. Percebe-se ainda que outras personagens históricas vão ser inseridas, o que aumenta o interesse.

Longe de ser uma leitura pesada, "O Voo da Águia" é um livro interessante e que não desaponta quem gostou do primeiro volume da série.


Outros livros de Simon Scarrow:
A Águia do Império (primeiro volume da série da Águia)

Sem comentários: