quinta-feira, 12 de julho de 2012

Quantos livros já foram publicados?


Parece ser uma pergunta à qual é impossível responder, mas a Google inventou um sistema qualquer e lá conseguiu avançar com um número: cerca de 130 milhões de livros. Falamos de obras distintas e não do número de exemplares.

O motor de busca mais utilizado no mundo chegou a esta conclusão pois está a construir a maior biblioteca digital do mundo, digitalizando todos os exemplares que existem. Um dos principais passos do processo foi criar um método que permitisse conhecer todos os livros que existem. Ao que parece, primeiro fizeram um cruzamento de dados, tais como o ISBN (Internacional Standard Book Number), mas depois tiveram que para tudo por um filtro, para eliminar cópias, traduções e etc. através de um algoritmo, o que lhes permitiu aproximar do valor anunciado.

Contudo, a Google sabe que este não é um número certo, pois é muito difícil ter a certeza de tudo o que foi publicado desde o tempo de Gutenberg (até porque muitas obras já desapareceram). Mas a empresa continuou o seu trabalho e, ao que parece, já digitalizou mais de 7 milhões de obras (já não falta tudo…).

Ah! E já agora, a título de curiosidade: este ano já foram publicados 612 292 livros.

E com tudo isto penso: realmente, não há mesmo tempo para ler tudo o que quero!

2 comentários:

JK disse...

Tenho em conta que já cento e tal livros e devem haver cerca de um milhão que me interessam ler, acho que devia parar de fazer tudo e começar a ler...
Acho uma boa ideia a de criar uma biblioteca digital ao preço que os livros estão hoje em dia vai começar a ser a forma mais económica de ler...

Cláudia disse...

"Tantos livros para ler e tão pouco tempo para o fazer" =)