quarta-feira, 18 de julho de 2012

Opinião: A Sacerdotisa dos Penhascos


Autor: Sandra Carvalho
ISBN: 9789722342711
Editora:
Editorial Presença (2009)

Sinopse:

Depois de atravessarem os desafios descritos nos três livros anteriores (“Lágrimas do Sol e da Lua”, “O Círculo do Medo” e “Os Três Reinos”), Edwina e Edwin, os guardiões das Lágrimas do Sol e da Lua conseguem paz e estabilidade nas suas vidas. Desta união nascem os gémeos Halvard e Kelda, detentoras de profecias tanto grandiosas como temíveis

Quando Halvard, tal como aconteceu com o seu pai, é raptado pelo temível Sigarr para ser treinado na Arte Obscura, Kelda é enviada, para sua proteção, para a Ilha dos Penhascos, local onde se sente desenquadrada e abandonada pela família. Sem conseguir demonstrar evoluções nas artes mágicas e tendo como único conforto a amizade de Oriana, fica totalmente desamparada quando é acusada pela amiga de sermentirosa e de ter inveja. Contudo, Kelda mantém um segredo incrível: está a treinada por dois anciões nas grandes artes.

Opinião:

Depois de três volumes mais fracos de “A Saga das Pedras Mágicas”, chega-nos a visão de uma nova heroína que cativa facilmente. Mais uma vez contado na primeira pessoa, Sandra Carvalho apresenta Kelda, uma rapariga forte, corajosa, destemida, inconformada, crítica e orgulhosa que sofre com o facto de não compreender o porquê de a sua vida ter tomado o rumo que tomou.

É fácil sentir empatia com a protagonista. Kelda é impetuosa e não aceita cegamente tudo o que lhe é dita. Conforme a história vai avançando, a menina vai crescendo ao mesmo tempo que fica com cada vez mais dificuldade em confiar em alguém.  Paralelamente, sonha com o resgate do irmão, apesar de todos terem perdido a esperança de que tal seja possível.

Neste volume, a autora demonstrou ter a capacidade de expor as personagens consideradas mais honrosas dos seus livros anteriores através de um ponto de vista diferente. Agora, não são só as grandes virtudes destas que estão expostas, mas também os seus pontos mais negativos, nomeadamente a falta de crença e o ceticismo quanto ao que é novo. Esta foi uma novidade que se revelou bastante cativante, afinal, as personagens ganharam um caráter mais humano.

O ritmo da narrativa agarra desde o início, e se, em livros anteriores houve uma ou outra situação que tornou a leitura mais morosa, desta vez a dificuldade é largar o livro. Kelda é entusiasmante e o leitor vai desejar saber o que lhe vai acontecer. A autora consegue transmitir uma grande carga emocional, o que arrebata. As situações por que passa são interessantes e o final surpreendente faz desejar agarrar logo o próximo volume (“O Filho do Dragão”, já publicado).

Este é, até ao momento, um dos melhores volumes da saga. Sandra Carvalho revela uma escrita mais madura e uma maior capacidade de tecer enredos complexos e surpreendentes. Uma leitura aconselhada a todos os que gostam do género fantástico.

2 comentários:

Anónimo disse...

QUE MASSAAAAAA!! é muito legal existir uma personagem tão bacana com o mesmo nome que o meu s2 #queromuitoleresselivro #byKelda

Cláudia disse...

E esta Kelda é uma boa personagem ;)