terça-feira, 17 de julho de 2012

Opinião: A Feiticeira


Autor: Michael Scott
Título Original: The Sorceress (2009)
Tradução: Leonor Bizarro Marques
ISBN: 9789895577026
Editora: Gailivro (2010)

Sinopse:

Após a batalha travada em Paris, que causou grande destruição, Nicholas Flamel vê o seu tempo e o da sua amada Perenelle a esgotar-se. Mas não é só a sua morte que o preocupa, pois o alquimista sabe que se perecer o mundo tal como o conhecemos acaba.

Ao mesmo tempo, Sophie e Josh dão provas de que realmente são os gémeos da profecia e, como tal, ambos têm que ser protegidos ao mesmo tempo que precisam de voltar a viajar para se encontrarem com um novo Ancião que lhes ensinará a magia elementar da água. Contudo, existem cada vez mais inconvenientes, é que para além de estarem a ser perseguidos, o homem que procuram é louco e instável, o que poderá colocá-los em risco.

Paralelamente, Perenelle continua cativa em Alcatraz, rodeada pelos espíritos daqueles que morreram na ilha prisão e por seres poderosos que a querem ver morta.

Opinião:

O terceiro volume da série “Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel” apresenta um ritmo alucinante que faz com que seja difícil parar a leitura. Desta vez, o palco principal onde decorre a ação é a cidade de Londres, de onde o maléfico John Dee é natural.

As provações que foram vividas até ao momento fazem com que os gémeos se tornem cada vez mais céticos das verdadeiras intenções de todos os que o rodeiam. Para além desta evolução, ambos questionam-se, cada vez mais, sobre o que realmente são e perguntam-se pela sua real função desta guerra sem igual. Isto torna-os mais unidos, apesar de ficar a ideia que ambos vão passar por uma violenta prova que poderá ditar o fim da forte ligação que possuem neste momento da trama.

Tal como no volume anterior, o autor continua a somar personagens interessantes e imprevisíveis à narrativa. Desta vez, destaco William Shakespeare, Billy the Kid, Gilgamesh, Cernunnos e os seus Caçadores Demoníacos, Marte e Palamedes. É curioso ver como figuras históricas e mitológicas que parecem não possuir qualquer relação se encontram relacionadas nesta obra, de um modo tão encantador e convincente.

A ação que decorre em Alcatraz fica mais emocionante. Perenelle começa a dar provas de ser a feiticeira que todos os seus inimigos temem. Para além de ultrapassar, com inteligência algumas situações arriscadas, a mulher de Nicholas tem ainda a perspicácia de conseguir aliados preciosos.

As descrições, apesar de não serem tão precisas como no volume anterior, continuam a conseguir levar o leitor a sentir o ambiente de tensão vivido por todas as personagens. A escrita é fácil de acompanhar, bastante simples e clara. No final, são apresentadas algumas notas do autor acerca de dois dos locais mencionados na narrativa, o que, mais uma vez, demonstra o trabalho de pesquisa que foi feito para a construção da obra.

“A Feiticeira” volta a mostrar que Michael Scott possui grandes conhecimentos de história e na área do misticismo, para além de que é capaz de unir essas qualidades à construção de uma história cativante. A curiosidade aumenta a cada livro. 

Outros livros de Michael Scott:
O Alquimista (livro 1 de "Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel")
O Mágico (livro 2 de "Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel")

Sem comentários: