quinta-feira, 19 de julho de 2012

A que cheiram os livros?


Admito: a primeira coisa que faço com um livro novo é abri-lo e cheirá-lo. É bom e reconfortante e não tenho qualquer vergonha de o fazer (Vá, confessem que também gostam de o fazer). Não sei especificar o odor, por isso decidi investigar. Afinal, porque é que os livros têm um cheiro tão característico?

Fui procurar e, aparentemente, químicos da University Coleege London decidiram desvendar este mistério. Focados em livros mais velhos, chegaram à conclusão que este resulta da combinação de centenas de substâncias orgânicas utilizadas na produção do livro, desde a capa até à tinta utilizada nas palavras, que são instáveis e variam consoante alguns fatores externos, nomeadamente luz, humidade e calor.

E a que cheiram? Bem, segundo estes mesmos químicos, o aroma dos livros é uma mistura de erva, ácido, baunilha e mofo.

Mas não fica por aqui! Parece que os livros são capazes de absorver os cheiros dos ambientes em que estão, o que dá origem a um novo odor. Assim, se estiver num local onde é habitual haver fumo de tabaco ou existe a utilização sistemática de ambientadores, vai ser natural que o cheiro destes se modifique.

O melhor lugar para manter o cheiro de um livro? Os cientistas aconselham ambientes frescos, secos e afastados da exposição direta ao sol.

2 comentários:

addle disse...

Eu tenho um livro, o Eragon, que foi lido inteiramente no jardim, ou seja, agora o livro cheira a relva, mesmo passado cinco anos.
Sim, eu faço o mesmo que tu. Quando tenho um livro novo gosto de o abrir e cheirar...

Cláudia disse...

Engraçado ele cheirar a relva =)