sábado, 21 de julho de 2012

Opinião: Acácia - Presságios de Inverno (#2)

Autor: David Anthony Durham
Título Original: Acacia – The War with the Mein (2007)
Tradução: Maria Correia
ISBN: 9789896373955
Editora: Edições Saída de Emergência (2012)
Sinopse:
O cruel assassinato do governador do Reino de Acácia provocou algumas mudanças no Mundo Conhecido. O povo dos Mein é agora o detentor do poder e está empenhado em castigas todos os que o têm vindo a prejudicar desde há muitos anos. Hanish Mein tomou o trono do antigo suserano de Acácia, o que levou os quatro filhos de do falecido rei Akaran a fugirem. Contudo, a fuga não corre como tinha sido planeada.

Um violento ataque faz com que nem todos alcancem o destino escolhido. Aliver é acolhido por um nobre povo guerreiro, Corinn é apanhada pelos soldados de Mein e volta para Acácia, para junto de Hanish, Mena naufraga e acaba numa ilha ou é considerada uma deusa e Dariel é acolhido por piratas
.
Todos vão descobrir as suas verdadeiras essências e, apesar de poderem sentir-se acomodados à nova situação, a verdade é que não podem fugir às suas raízes. Afinal, Hanish está empenhado em libertar os seus antepassados e, para tal, precisa do sangue dos príncipes herdeiro.
 
Opinião:
Segunda metade da tradução do primeiro volume original desta saga, "Acácia - Presságios de Inverno" apresenta novos elementos à trama de David Anthony Durham.

As cenas de ação e o crescimento dos filhos do rei são pontos fortes que prendem a leitura. É interessante observar o modo como estas personagens acabam por ser influenciadas pelos ambientes em que foram inseridas. Todos acabam por se tornarem pessoas muito diferentes do que eram inicialmente, ao mesmo tempo que parecem funcionarem como complementos. Foi bom ver que o autor não procurou uma história fácil, onde existe um bem e um mal definido, sendo fácil entender as motivações das diferentes personagens, independentemente da força pela qual combatem.

Pode surgir uma certa confusão em distinguir algumas personagens, nomeadamente as que se encontram fora do núcleo de Acácia. Também é verdade que o mapa apresentado no início ajuda a perceber a mente do autor, mas existiram certos locais que foram mencionados ao longo da narrativa que não aparecem assinalados no mesmo, o que faz com que surja alguma desorientação no acompanhamento das movimentações das personagens.

Os mistérios apresentados numa primeira fase começam a ser desvendados, muitos deles num ambiente de grande surpresa. Destaco a apresentação dos Santoth e a sua intervenção na ação. Contudo, surgem novos enigmas a serem descodificados e que fazem ter vontade de conhecer melhor até onde pode ir este novo mundo.

No final, fica a vontade de continuar a acompanhar a saga, de saber como as personagens se vão continuar a movimentar e qual o desenvolvimento dos grandes problemas que assolam este mundo. Uma leitura que inicialmente pode parecer igual a tantas outras, mas que acaba por surpreender e por marcar.
Outros livros de David Anthony Durham

Sem comentários: