domingo, 2 de setembro de 2018

Opinião: Mulheres da Noite

Título Original: Aldrig Mere Fri (2008)
Autor: Sara Blaedel
Tradução: Maria João Vieira
ISBN: 9789898869999
Editora: TopSeller (2018)

Sinopse:

Ninguém sabe exatamente quem é a mulher que aparece degolada numa das zonas mais mal frequentadas de Copenhaga. Quando a inspetora Louise Rick chega ao local, rapidamente percebe que se trata de uma prostituta. Na Dinamarca, no entanto, a prostituição é legal e não anda de mãos dadas com o crime. Quem estará, então, por detrás desta morte? Isso é o que a imprensa quer saber, e o caso torna-se rapidamente mediático.

Quando Louise recebe um telefonema da sua amiga jornalista Camilla Lind, pensa que ela quer informações acerca do crime. Mas o que Camilla lhe quer contar é que encontrou um bebé embrulhado numa toalha, no interior da igreja que frequenta. E o bebé não tinha um dos dedos do pé.

Estarão ambos os casos relacionados? Conseguirá Louise resolvê-los aos dois? E será que o que está a acontecer em Copenhaga tem ramificações ainda maiores?

Opinião:

Apesar de já ter visto comentários muito positivos à escrita e às histórias de Sara Blaedel, nunca tinha lido nada desta autora. Como tal, quando Mulheres da Noite me chegou às mãos, fiquei com vontade imediata de o ler, de forma a perceber o motivo para tantos elogios. As primeiras páginas conseguiram logo agarrar-me devido às duas figuras centrais femininas e aos mistérios que dão o mote a esta narrativa.

Apesar de ter noção que este livro faz parte de uma série, não me senti perdida na história nem na apresentação das personagens. Dá para perceber que existem algumas leves referências a informações que parecem estar relacionadas com livros anteriores a este, mas nada disso torna esta trama confuso em momento algum, o que foi muito importante para mim.

A história é apresentada no ponto de vista de duas personagens: Louise e Camilla. Desde logo achei interessante o facto de serem duas mulheres que fazem a diferença num mundo muitas vezes orientado por homens. Uma é polícia e a outra jornalista. Das duas, acabei por criar maior ligação com Camilla, talvez pela forma como ela acabou envolvida neste mistério, mas também pelo facto de me parecer mais empática e, por isso, real. Louise, apesar da sua relevância, manteve-se sempre algo distante. Tem uma mente impressionante, mas sinto que não a conheci como pretendia. O mesmo aconteceu com a maior parte das personagens desta obra.

O desenrolar da narrativa é o ponto forte deste livro. Gostei muito de ver como a autora deu início à obra com dois mistérios diferentes, que, numa primeira análise parecem não estar relacionaidos, para mais tarde os cruzar e nos surpreender. Existem muitas reviravoltas ao longo destas páginas, o que nos leva a duvidar de todas as figuras que vão surgindo. Como tal, não é fácil adivinhar a resolução obtida no final, o que provoca uma surpresa no leitor.

Além de haver um mistério que entretém, a autora fala ainda de temas sérios e que nos remetem para a realidade. O principal ponto é a prostituição e o tráfico humano. Ao longo deste livro, Sara Blaedel mostra-nos que, mesmos em sociedades consideradas de primeiro mundo existe a exploração do ser humano para a obtenção de riqueza e poder de terceiros. Como se isso já não fosse suficientemente mau, a autora leva-nos ainda a pensar em casos ilegais que muitas vezes são velados pelas próprias autoridades e governos, que preferem fechar os olhos e mascarar os problemas em vez de os resolverem.

Também existe a incorporação de um facto histórico, o que acaba por dar maior profundidade aos temas centrais que são aqui tratados. Mais uma vez, a utilização do outro em proveito próprio acaba por vir ao de cima, ainda de que de uma forma inesperada. Isto fez-me pensar em como acontecimentos do passado podem moldar toda uma vida e em como as consequências, muitas vezes, são mais pesadas do que se pode inicialmente imaginar.

Mulheres da Noite proporcionou uma leitura agradável. Apesar de não ter conseguido estabelecer uma ligação com todas as personagens, gostei muito do desenvolvimento da narrativa. As reviravoltas prendem para a leitura, e as revelações finais são bastante credíveis. Fica a certeza de que esta é uma autora para manter debaixo de olho.


1 comentário:

Beatriz Sousa disse...

Nunca li nada dessa autora, mas já li várias opiniões muito boas e depois da tua cada vez fico com mais vontade de ler esse livro.