terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Opinião: Anatomia de um Escândalo

Título Original: Anatomy of a Scandal (2017)
Autor: Sarah Vaughan
Tradução: Dina Antunes
ISBN: 9789898869647
Editora: TopSeller (2018)

Sinopse:

A verdade é um conceito complexo!
James Whitehouse é um bom pai, um marido dedicado e uma figura pública carismática e bem-sucedida. Um dia, é acusado de violação por uma colaboradora próxima. Sophie, a sua esposa, está convencida de que ele é inocente e procura desesperadamente proteger a sua família das mentiras que ameaçam arruinar-lhes a vida.
Será que é sempre interpretada da mesma forma?
Kate Woodcroft é a advogada de acusação. Ela sabe que no tribunal vence quem apresentar os melhores argumentos, e não necessariamente quem é inocente. Ainda assim, está certa de que James é culpado e tudo fará para o condenar.
De que lado estará a verdade?
Será James vítima de um infeliz mal-entendido ou o autor de um sórdido crime? E estará a razão do lado de Sophie ou de Kate? Este escândalo — que irá forçar Sophie a reavaliar o seu casamento e Kate a enfrentar os seus demónios — deixará marcas na vida de todos eles.

Opinião:

Quando duas pessoas contam versões completamente opostas de uma mesma história, como saber quem está a dizer a verdade? É esta a dúvida que nos assalta assim que começamos a ler Anatomia de um Escândalo. Sarah Vaughan apresenta-nos uma história contada sobre diferentes pontos de vista, provocando a dúvida sobre o que é verdade, o que é mentira, o que é manipulação, o que é crime e o que não é.

Kate e Sophie estão em lados distintos desta trama. A primeira surge como uma advogada dedicada, que vive verdadeirmente os casos que lhe são incumbidos, mesmo quando parece impossível fazer valer os seus argumentos. Sophie é uma esposa dedicada que deixou tudo para tomar conta da família e é capaz de aguentar o sofrimento pelo bem da estabilidade familiar. Duas mulheres muito diferentes, mas que conseguem criar empatia pela forma sincera como se revelam, pela vulnerabilidade que expõe e pela força que acabam por encontrar. É ainda curioso ver a forma como estas figuras evoluem ao longo da narrativa.

James Whitehouse é a figura que se vê no centro de um julgamento que opõe estas duas mulheres. Ele é um homem de poder, um pai de família, um marido que admitiu não ter conseguido resistir à tentação. Contudo, em boa parte da obra o leitor duvida sempre das intenções desta figura. Será ele culpado do crime de que é acusado ou tudo não se tratará de uma vingança arquitectada por uma amante rancorosa? Numa altura em que tanto se fala em assédio sexual, este acaba por ser um tema bastante pertinente e sempre atual. A autora faz-nos pensar sobre os limites de uma relação e como estes devem ser estabelecidos de forma a ser possível distinguir consentimento de abuso.

A forma como esta história se desenvolve é muito cativante. A vontade de obter mais informações de forma a se descobrir o que realmente aconteceu e como tudo vai terminar impele para uma leitura interessada. Admito que li o livro em pouco tempo, apesar de reconhecer que o ritmo da acção é algo lento. O facto de a autora ter optado por incluir capítulos que relatavam momentos do passado acabou por resultar muito bem e por trazer uma nova visão do que estava a acontecer no tempo presente da acção. É nestas páginas que conhecemos o passado de Sophie e de James, assim como o de uma outra figura que aparenta nada ter a ver com o presente deste casal. Mas que tem.

Gostaria que o ambiente de mistério durasse mais tempo. Penso que, apesar das dúvidas, acabamos por ser levados para analisar estas personagens de uma certa forma que nos facilita a descoberta do que realmente aconteceu. Ainda assim, gostei da forma como tudo culminou, não sendo uma resolução fácil ou evidente, mas que facilmente pode ser transporta para a vida real. Felizmente a autora ainda conseguiu encontrar maneira de dar à volta a tudo e mostrar que é possível encontrar a felicidade apesar dos eventos traumáticos apresentados.

Anatomia de um Escândalo é um thriller apelativo que nos leva a pensar em manipulação, assédio e vingança. Além de nos entreter com uma história que poderia ser real, Sarah Vaughan desvenda ainda como funciona o sistema judicial britânico, especialmente no que toca a julgamentos. Um livro que incide num crime real que desenterra situações passadas que foram ocultadas e que prova que todos temos segredos que não queremos ver expostos. Uma boa leitura.

Sem comentários: