quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Opinião: O Trono de Fogo (Crónicas de Kane #2)

Título Original: The Throne of Fire (2011)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Nuno Bombarda de Sá
ISBN: 9789896578305
Editora: Planeta (2016)

Sinopse:

Carter Kane e Sadie, a irmã, estão metidos em sarilhos desde que os deuses do antigo Egipto foram largados no mundo moderno. Como descendentes da Casa de Vida, os Kane têm alguns poderes, mas os deuses, tortuosos, não lhes deram tempo para aperfeiçoar as capacidades na Casa de Brooklyn, campo de treino de jovens mágicos. Novidade Outubro 2016 Grupo Planeta Rua do Loreto, n.o 16 – 1.o D 1200 - 242 Lisboa www.planeta.pt E agora o inimigo mais ameaçador, Apopis, a serpente do Caos, está de regresso. Se os dois irmãos não o impedem de se libertar dentro de alguns dias, o mundo termina. Por outras palavras, é uma semana típica para a família Kane. Para terem hipótese de vencer as forças do Caos, os Kane precisam de ressuscitar Ré, o deus-sol, mas nunca nenhum mágico levou a cabo tal feito. Primeiro os dois irmãos têm de procurar as três secções do Livro de Ré e depois aprender a proferir os seus feitiços. Ah... e já dissemos que ninguém sabe exactamente onde está Ré?

Opinião:

Chega um novo livro de Rick Riordan e eu, claro, trato de o ler assim que consigo! Em O Trono de Fogo, o autor continua a aventura dos irmãos Kane, que possuem afinidade com os deuses egipcíos e têm a missão de salvar o mundo. A premissa pode não ser a mais original, é certo, e também é verdade que é fácil adivinhar o que vai acontecer na trama, mas o humor da narrativa e a nova prespectiva desta mitologia cativa para a leitura.

É curioso que, se no primeiro volume achei Sadie um pouco irritante, desta vez vejo-a como o motor da trama e a personagem mais apelativa. Parece ser ela a resolver todos os problemas, o que faz com que os seus relatos sejam os mais emocionantes e até divertidos. Já Carter acabou por ser aborrecido em alguns momentos, já que parece estar a ser movido apenas por Zia, esquecendo-se que existem problemas maiores.

A inclusão de novas personagens inspiradas nas divindades não me deixa de surpreender. Se por vezes fico a conhecer novas figuras, por outras não consigo deixar de sorrir ao ver a personalidade que o autor concedeu a certos deuses. Neste volume, destaco Bés, o impulsionador das situações mais hilariantes, e Taueret, uma deusa que acabou por receber um papel improvável.

A componente amorosa continua a ser o aspeto que menos me agrada. No caso de Carter, julgo que tudo poderá ser considerado uma obsessão, já que parece que ele não parece deixar de pensar em Zia e em fazer tudo em função dela. No caso de Sadie, gostaria que ela conseguisse distanciar-se das paixonetas que sente e que criam momentos um pouco embaraçosos. Além disso, eles os dois são tão novos e têm de enfrentar tantos desafios e novidades que estes interesses acabam por parecerem desnecessários.

Os perigos anunciados fazem com que a leitura avance a bom ritmo, muito motivado pelo encadeamento de diferentes acontecimentos. Porém, e como acontece com outras histórias do autor, em momento algum duvidei de que os nossos heróis não seriam capazes de solucionar os mistérios e salvar o mundo. Sendo assim, não se pode considerar a trama como imprevisível. Em contrapartida, o humor não deixa de surpreender e de divertir tanto leitores mais jovens como aqueles que já são mais experientes e que apreciam o estilo do autor.

O Trono de Fogo é uma boa continuação para uma nova saga que se distancia dos deuses gregos e romanos de obras anteriores de Rick Riordan. Os elementos que nos cativaram em tramas anteriores continuam lá, mas vão surgindo outros que nos cativam e fazem querer saber o que vem a seguir. Vou querer continuar a acompanhar as aventuras dos irmãos Kane.

Outras opiniões a livros de Rick Riordan:
Percy Jackson e a Maldição do Titã (Percy Jackson #3)
Percy Jackson e o Último Olimpiano (Percy Jackson #5)
O Herói Desaparecido (Os Heróis do Olimpo #1)
O Filho de Neptuno (Os Heróis do Olimpo #2)
A Marca de Atena (Os Heróis do Olimpo #3)
A Casa de Hades (Os Heróis do Olimpo #4)
O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5)
A Pirâmide Vermelha (Crónicas de Kane #1)

Sem comentários: