terça-feira, 9 de agosto de 2016

Opinião: A Rapariga do Calendário - Abril, Maio, Junho (#2)

Título Original: Calendar Girl (2015)
Autor: Audrey Carlan
Tradução: Mário Dias Correia
ISBN: 9789896578039
Editora: Planeta (2016)

Sinopse: 

A jornada de Mia Saunders, acompanhante por força das circunstâncias, continua neste segundo volume de A Rapariga do Calendário! Nos três meses que se seguem, Mia viaja para Boston, Oahu e Washington DC. Em Abril, faz-se passar pela namorada do mulherengo Mason Murphy, um jogador de basebol profissional que precisa de melhorar a sua imagem, e acaba por decobrir que ele não é exactamente aquilo de que estava à espera. Maio encontra Mia a incendiar o sangue de Tai Niko, modelo fotográfico e intérprete da dança do fogo samoano, enquanto participa numa campanha publicitária que tem como objectivo demonstrar que a beleza não é uma questão de tamanho. Em Junho, a missão de Mia é servir de enfeite de braço a Warren Shipley, membro do grupo conhecido como Um por Cento. Enquanto finge ser uma caçadora de fortunas, descobre que Warren tem de facto um coração de ouro. Pena é que o atraente filho, Aaron, senador pela Califórnia, não seja em nada parecido com o pai.

Opinião:

Diverti-me a ler o primeiro volume desta série, e estava com curiosidade para ver que novos contos iriam sair da imaginação de Audrey Carlan. Tinha algum receio de que os temas fossem muito semelhantes, mas felizmente a autora conseguiu surpreender e apresentar mais três narrativas distintas. Mia continua a sua jornada como acompanhante de luxo e em cada mês é está ao serviço de um homem diferente e tem de se adaptar ao papel que lhe é exigido.

O primeiro conto é o mais divertido. Para salvar a imagem de um jogador de basebol, Mia tem de fingir que é a sua namorada. Quando comecei a ler esta história, fiquei com receio de que a autora optasse por um lugar comum, mas felizmente tal não aconteceu. Mason, o desportista, tem várias camadas, e apesar de achar que elas não foram bem exploradas, gostei da ideia fundamental da trama. Por se tratar de um conto curto, não foi possível desenvolver bem algumas ideias, o que fez com que certas situações parecessem pouco naturais. Ainda assim, diverti-me com as situações inesperadas e com as relações entre personagens.

O Havai é o cenário do segundo conto. E como foi bom sentir aquele calor e conhecer alguns dos locais mais emblemáticos! É que eu não resisti em pesquisar alguns dos sítios descritos e fiquei maravilhada com as imagens que encontrei. Porém, já achei bastante previsível e até aborrecida a relação que Mia acabou por estabelecer com uma nova figura. A narrativa acaba por ficar fortemente ligada a esta união e não se pode dizer que exista grande história. Neste conto, o enredo mais cativante é mesmo o da protagonista com a irmã, apesar de ser muito secundário.

Em Junho, Mia é levada para a capital dos EUA. Este conto foi o que mais me prendeu a atenção. O ambiente é muito diferente dos anteriores e as relações com as novas personagens também. Aqui, existe um tema mais sério a ser explorado. É algo que não surge de imediato, mas que está sempre presente, deixando perceber um ambiente tenso e perigoso. Além disso, é um conto que faz pensar sobre a dimensão do amor e os sacrifícios que são feitos.

No final, percebe-se que Mia voltou a aprender várias lições com estes três novos encontros e que, com isso, tornou-se numa mulher mais madura, forte e confiante. Existem ainda algumas dúvidas, sim, mas ela está a fazer o seu caminho para encontrar o seu lugar no mundo. O confronto entre sentimentos e o cumprimento do que acredita ser justo continua muito presente.

Este segundo volume da série "A Rapariga do Calendário" volta a proporcionar uma leitura rápida, fresca, leva e divertida. É verdade que existem alguns momentos que podem não estar tão bem conseguidos, mas, no geral, acaba por ser um livro diferente dentro do género e que transmite algumas mensagens atuais. Continuo com vontade de acompanhar as aventuras de Mia e com muita curiosidade para saber o que lhe vai acontecer nos próximos meses.

Opinião a outro livro de Audrey Carlan:
A Rapariga do Calendário - Janeiro, Fevereiro, Março (#1)

Sem comentários: