quinta-feira, 10 de julho de 2014

Opinião: Os Reinos do Norte (Mundos Paralelos #1)

Autor: Philip Pullman
Título Original: His Dark Materials - Northern Lights (1995)
Tradução: Maria do Rosário Monteiro
ISBN: 9722328263
Editora: Editorial Presença (2001)

Sinopse:

Mundos Paralelos é uma trilogia mágica e poderosa, recheada de aventuras, imaginação e mistério. A sua protagonista é Lyra, uma menina de onze anos que anda sempre na companhia do seu génio. E é justamente com Pantalaimon que ela irá fazer uma perigosíssima viagem até às vastidões longínquas do Norte, para tentar desvendar os seus mistérios… Mas a realidade revela-se assustadora… Lyra irá conhecer criaturas fantásticas, feiticeiras que cruzam os céus gélidos, espectros fatais e ursos blindados numa luta terrífica entre a vida e a morte, o bem e o mal, a sobrevivência ou a aniquilação do mundo…

Opinião:

Li Os Reinos do Norte pela primeira vez quando tinha 15 anos. Lembro-me de ter ficado fascinada com a ideia dos génios, com o conceito de mundos paralelos, de ter adorado Lyra e de ter ficado maravilhada com a aventura exposta nestas páginas. Este ano, decidi voltar a entrar neste universo criado por Philip Pullman.

Foi fácil voltar a encantar-me por este livro. Os novos conceitos são apresentados com uma certa leveza, mas com o desenrolar da trama ganham uma complexidade maior do que seria suposto encontrar num livro destinado a um público tão jovem. O autor explora temáticas que geram controvérsia de uma forma maravilhosa e cativante  e é interessante ver que consegue alcançar jovens e adultos de diferentes formas. Adorei constatar que muitas ideias e reflexões me passaram ao lado durante a primeira leitura deste livro, mas que agora estas tornaram-se instantâneas e forneceram maior profundidade ao livro.

Lyra, a protagonista, é uma menina que encanta com a sua audácia e também ingenuidade. Gosto muito desta protagonista que ao início apenas se preocupa com as brincadeiras típicas da idade, mas que ao longo das páginas do livro enfrenta circunstâncias difíceis e nas quais revela os seus nobres valores. Adoro a relação de Lyra com Pantalaimon. É interessante constatar o quando os dois são diferentes e se completam. Enquanto Lyra é temerária e impulsiva, Pan é ponderado e temeroso.

É claro que também existem algumas momentos ou pormenores que desta vez me causaram algumas dúvidas. O facto de Lyra ser uma criança capaz de executar todos os feitos narrados pode causar algumas estranheza, mas também está aí alguma da beleza do livro. Afinal, revela que o ser mais pequeno e dotado de menos poder pode ser capaz de grandes feitos e, assim, ser uma peça fundamental na roda da vida.

Existem outras figuras que também cativam e demonstram uma construção agradável. Lorde Asriel e a Sr.ª Coulter são duas figuras capazes de provocar sentimentos contrários. Por uma lado, mostram-se poderosos e dotados de grandes conhecimentos, o que atrai, mas por outro provam de que são capazes de qualquer coisa para atingir os seus objetivos, o que causa repulsa e incompreensão. John Faa e Farder Coram são dois homens que simbolizam a proteção e a família, o que é curioso tendo em conta que estão dentro de um grupo discriminado. Iorek Byrnison  mostra que as grandes amizades podem ser encontradas junto dos seres menos prováveis.

Neste volume, é curioso constatar que não existe uma grande reflexão direta sobre ideologias e conceitos religiosos, mas estes estão sempre presentes. É possível tirar conclusões sobre as posições do autor quanto a este tópico, mas isso não faz com que outras ideias sejam colocadas de parte. Gostei bastante das revelações finais e do peso destas. É inevitável transpor as reflexões para a realidade, o que evidencia um trabalho notável.

Foi muito agradável regressar a Os Reinos do Norte. Este é o início de uma trilogia marcante dentro do género fantástico. Apresenta uma aventura estimulante, personagens carismáticas, reflexões que atingem todas as idades e ainda transmite a importância dos valores da amizade e coragem. Um livro que tanto pode ser lido por jovens como por adultos. Recomendo!

Sem comentários: