domingo, 6 de julho de 2014

Opinião: O Necromante (Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel #4)

Autor: Michael Scott
Título Original: The Necromancer (2010)
Tradução: Leonor Bizarro Marques
ISBN: 9789895577781
Editora: Gailivro (2011)

Sinopse:

Depois de Fugirem para Ojai, Josh e Sophie Newman seguiram para Paris, conseguiram escapar de Londres e finalmente estão em casa. Com tudo o que viram e e aprenderam ao longo das últimas semanas, os gémeos estão mais confusos do que nunca em relação ao seu futuro. Josh e Sophie ainda não dominam as magias necessárias para derrotar os Anciãos Negros, perderam Scatty e continuam ser perseguidos pelo doutor Jonh Dee. Mas, o que mais os perturba é o facto de questionarem se podem ou não confiar no casal Flamel. Será que os gémeos de ouro e de prata podem confiar em alguém?

Opinião:

Tal como aconteceu com os volumes anteriores, O Necromante tem um ritmo alucinante. A narrativa do quarto volume da Saga Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel decorre em apenas dois dias, mas neste curto espaço de tempo muito acontece, muito é revelado e novas personagens são apresentadas.

Os gémeos Josh e Sophie continuam a ser as personagens mais relevantes, afinal, está cada vez mais evidente de que se tratam dos gémeos da profecia. A primeira coisa que se nota neste volume é no clima de desconfiança. É fácil perceber o que motiva esta sensação que é justificada por algumas das revelações feitas. A união entre os irmãos é evidente, apesar de ao longo da leitura eles verem um no outro alguém diferente.

Apesar de compreender os gémeos, senti-me solidária para com Nicholas e Perenelle. O casal imortal sofre com os erros do passado e, ao mesmo tempo, vê-se a enfraquecer. A dor de ambos é perceptível, assim como a determinação de fazerem o que é certo. Gostei de ver que, apesar das fraquezas, eles estão dispostos a dar o pouco que têm pelo bem comum.

Como Michael Scott já habituou nos volumes anteriores, surgem muitas mais criaturas e seres fantásticos das mais diversas culturas. Este aspecto é um dos mais interessantes. Torna a leitura mais rica e complexa, para além de que mostra que conceitos de diferentes origens podem ligar muito bem. Surgem também novas personagens, das quais destaco Aoife e Virginia Dare, duas figuras femininas muito diferentes, mas ambas misteriosas.

O encadeamento dos acontecimentos está bem conseguido e a história fluí a um ritmo rápido. Contudo, existe uma sensação que uma boa parte da narrativa pouco acrescenta à saga, sendo que apenas nos momentos finais são feitas revelações de maior interesse. O final surpreende e sugere que a continuação vai ser ainda melhor. E se por um lado isso é bom, pois puxa para o próximo livro, por outro faz com que este tenha sabido a pouco. Percebe-se que este volume funciona mais como uma preparação para algo maior.

A rapidez dos acontecimentos unidos ao conhecimento de história e mitologia de Michael Scott voltam a ser os pontos fortes. O Necromante não é o melhor livro da saga, mas diverte, entusiasma e faz desejar a leitura da continuação.

Outras opiniões a livros de Michael Scott:
O Alquimista ("Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel" #1)
O Mágico ("Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel" #2)
A Feiticeira ("Os Segredos de O Imortal Nicholas Flamel" #3) 

Sem comentários: