terça-feira, 1 de outubro de 2013

Opinião: O Prisioneiro da Árvore (As Brumas de Avalon #4)

Título original: The Prisoner in the Oak – The Mists of Avalon (1982)
Autor: Marion Zimmer Bradley  
Tradutor: Gabriela Alves Neves  
ISBN: 9789896374761

Editora: Edições Saída de Emergência (2012)

Sinopse:

No derradeiro volume deste clássico, Morgaine vai ao encontro do seu destino que a coloca contra Artur - o seu amante, irmão e agora inimigo. Ao regressar a Camelot durante o Banquete de Pentecostes, Morgaine acusa Artur de comprometer a coroa, e exige que este lhe devolva a espada mágica Excalibur.
Mas Artur recusa e Morgaine tenta de tudo para o travar, nem que para isso tenha que usar as pessoas que ama para o desafiar. Quando Avalon se sente traída por Artur, Morgaine invoca a sua magia para lançar os companheiros de Artur numa demanda pelo cálice sagrado.
Os eventos escapam ao controlo de todos quando Lancelet regressa e sucumbe de novo à sua paixão por Gwenhwyfar. Mas o Rei Veado tem assuntos mais importantes como a guerra decretada por Mordred que pretende usurpar o trono de Camelot.
Conseguirá o mundo de Avalon sobreviver ou será forçado a desaparecer nas brumas do tempo e memória?

Opinião:


Eis que chega a conclusão de uma das obras mais aclamadas da literatura fantástica. Narrado pela voz das mulheres que compõe a lenda arturiana, O Prisioneiro da Árvore apresenta o que o destino reservou a todas as personagens que o leitor tem vindo a acompanhar desde o início.
Depois de passar anos a assistir à cristianização das terras que outrora adoravam a deusa, a amadurecida Morgaine acusa o seu irmão, o Rei Arthur, de faltar às suas promessas para com Avalon. Determinada a repor a ordem, a sacerdotisa utiliza aqueles que mais ama ao serviço da deusa, mas depressa vai perceber que estas ações podem trazer consequências muito graves. O trono de Arthur está em risco, a fé na deusa parece desaparecer e todos os esforços de Morgaine para preservar o equilíbrio parecem ter sido em vão. Perto do fim da sua vida, a sacerdotisa em declínio questiona o seu percurso e desespera por respostas. Ao mesmo tempo, são várias as personagens que sucumbem às artimanhas, guerras e doenças, o que realça a enfermidade da vida e leva o leitor a pensar na importância dos atos humanos.
Tal como os volumes anteriores, este é também um livro que aborda um tema pelo ponto de vista das mulheres até então considerado masculino. Assim, o leitor continua a assistir à forma como uma esposa, sacerdotisa e sábia conseguem fazer prevalecer os seus intuitos, mesmo quando os homens acreditam que estas não têm um papel relevante na sociedade. Este fator torna As Brumas de Avalon uma trama que toca principalmente o público feminino, até pela abordagem de temas muito reais e que ainda hoje causam polémica, tais como o aborto e a infidelidade.
A componente religiosa ganha uma maior força neste volume. O ódio pelas fés diferentes é cada vez maior e leva à tomada de ações condenáveis. Contudo, a conclusão da autora é refrescante e bastante pertinente, num apelo à compreensão mútua e à aceitação da diferença. Uma lição que não perde o seu valor no tempo presente.
O desfecho das personagens pode não ser o mais feliz, mas Marion Zimmer Bradley demonstrou, desde o início que não era esse o seu intuito. O leitor, que acompanhou muitas destas figuras desde a infância, assistiu à forma como estas evoluíram e, agora, como terminam a sua vida. Este fator dá um caráter mais real à obra e demonstra como cada um conseguiu alcançar a paz ou como cada um acabou por sucumbir ao que construiu durante o seu percurso.
Apesar de ser um volume com momentos mais parados, concentrados na meditação de certos temas, O Prisioneiro da Árvore apresenta uma conclusão que satisfaz o leitor por ir ao encontro de tudo o que até então foi construído. Livro repleto de assuntos fortes, é, sem dúvida um marco importante da literatura que deve ser lido e relido.

Outras opiniões a livros de Marion Zimmer Bradley:
A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon #1)
A Rainha Suprema (As Brumas de Avalon #2)
O Rei Veado (As Brumas de Avalon #3)

2 comentários:

Fiacha disse...

Olá,

Não podia estar mais de acordo, quem me dera ter tempo para poder reler novamente esta saga :)

Bjs

Cláudia disse...

:) Um dia voltas a pegar nesta saga.

Beijinho*