segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Opinião: O Anjo das Trevas (Os Cânticos do Serafim #2)

Título original: Of Love and Evil (2010)

Autor: Anne Rice
Tradução: Paula Antunes
ISBN: 9789721061798
Editora: Publicações Europa-América (2012)

Sinopse:

«Sonhei com anjos. Vi-os e ouvi-os numa enorme e interminável noite galáctica. Vi as luzes que simbolizavam estes anjos, voando aqui e ali, em laivos de um brilho irresistível […] Senti amor em redor de mim neste vasto e contínuo domínio de som e luz […] E algo semelhante a tristeza apoderou-se de mim e confundiu toda a minha essência com as vozes que cantavam, porque as vozes cantavam sobre mim.»
Assim começa o novo romance assombroso de Anne Rice, um thriller sobre anjos e assassinos, que nos conduz novamente aos mundos obscuros e perigosos de tempos passados. Anne Rice leva-nos para outros domínios, desta vez para o mundo de Roma no século XV, uma cidade de cúpulas e jardins suspensos, torres altas e cruzes por debaixo de nuvens sempre em mudança; colinas familiares e pinheiros altos… de Miguel Ângelo e Rafael, da Sagrada Inquisição e de Leão X, segundo filho de um Medici, dissertando sobre o trono papal… E nesta época, neste século, Toby O’Dare, antigo assassino por ordem do governo, é convocado pelo anjo Malquias para resolver um terrível crime de envenenamento e para procurar a verdade sobre a aparição de um espírito irrequieto — um diabólico dybbuk. O’Dare em breve se vê envolvido no seio de conspirações negras e contra-conspirações, rodeadas por uma ameaça sombria e ainda mais perigosa, porque o véu do terror eclesiástico a cobre.
Enquanto embarca numa viagem de expiação, O’Dare é ligado ao seu próprio passado, com assuntos claros e obscuros, ferozes e ternos, com a promessa de salvação, e com uma visão mais profunda e rica do amor.

Opinião:


O Anjo das Trevas é o segundo volume da saga Os Cânticos de Serafim. Escrito durante uma fase em que Anne Rice regressava à fé cristã, este livro volta a explorar temas relacionados com a religião e redenção.

Neste volume, o leitor volta a acompanhar Toby O’Dare, um assassino a solo que se arrepende dos atos do passado. Conduzido por um serafim, Malquias, Toby tem a sua oportunidade de alcançar o perdão, mas, para tal, precisa de voltar ao passado para corrigir alguns erros através da sua fé ao mesmo tempo que inicia uma jornada de autoconhecimento e arrependimento.

O leitor fica a conhecer melhor o passado do protagonista, ao mesmo tempo que compreende melhor as suas motivações em diferentes fases da sua vida. Tal como aconteceu no volume anterior, as viagens no tempo, ou no tempo do anjo, voltam a ser fundamentais para a obra, já que estas levam Toby a enfrentar situações de grande complexidade.

Em Itália, o ponto de maior interesse consistiu quando o herói é tentado pela dúvida quanto à sua fé. Contudo este é um desafio ultrapassado com maior facilidade do que seria esperado, tal como acontece com praticamente todos os outros obstáculos que tem de atravessar.

No final, a autora volta a explorar a ideia de perdão e, nesse momento, pode-se estabelecer um paralelismo entre o herói e a autora, já que também ela afastou-se da religião durante muito tempo, regressando mais tarde no papel de devota (porém, Anne Rice anunciou há dois anos a rejeição do cristianismo, mas não de Cristo).

O estilo de escrita quase lírico ao qual a autora nos habitou mantém-se, contudo esta pode ser considerada uma trama menos surpreendente que as anteriores. Afinal, trata-se de um volume de proporções muito menores, o que faz com que a trama seja desenvolvida rapidamente, sem grandes reviravoltas ou desenvolvimentos.

Os fãs das obras anteriores de Anne Rice vão sentir que faltam ingredientes fundamentais a esta obra, o que faz com que não seja um dos melhores livros da autora. Esta é uma narrativa fortemente dedicada à religião e, por isso, poderá agradar apenas a quem está familiarizado com os conceitos apresentados. Uma leitura interessante para quem leu o primeiro volume da saga, mas que pode ser considerado aquém das Crónicas Vampíricas ou das Bruxas de Mayfair.

Outras opiniões a livros de Anne Rice:
Entrevista com o Vampiro (Crónicas dos Vampiros #1)
O Vampiro Lestat, volume 1 (Crónicas dos Vampiros #2)  
O Tempo do Anjo (Os Cânticos do Serafim #1)

Sem comentários: