terça-feira, 22 de outubro de 2013

Opinião: A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo

Autor: Eduardo Spohr
ISBN: 9789722348034

Editora: Editorial Presença (2012)

Sinopse:

Quando após a Criação Javé adormeceu num sono milenar, o Paraíso Celeste foi palco de terríveis insurreições entre as hostes angélicas, que se arrastaram ao longo dos tempos e durante toda história da Humanidade. No momento do Apocalipse, Absalon, o valoroso líder dos revoltosos que havia sido condenado a vaguear pela Terra, é aliciado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, para se juntar às suas hostes na batalha do Armagedão que decidirá não só o destino do mundo mas o próprio futuro do Universo. E a escolha de Absalon poderá ser decisiva.

Opinião:


Eduardo Spohr é formado em comunicação social e trabalhou nas áreas de publicidade e jornalismo. A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo é a sua obra de estreia, inicialmente disponibilizada numa loja virtual. O sucesso de vendas do ficheiro online fez com que um grupo editorial se interessasse pela compra dos direitos que foram, entretanto, vendidos para a Holanda, França e Portugal.

A Editorial Presença é a editora nacional detentora desta obra que dá acesso a uma nova visão acerca da criação e fim do mundo, onde poderosos seres celestiais têm um papel fundamental no decorrer da história da humanidade. O leitor acompanha a jornada de Ablon, desde à revolta que o levou a ser expulso dos Céus até ao momento do Apocalipse.

Repleto de fatos históricos e bíblicos, A Batalha do Apocalipse: Da Queda dos Anjos ao Crepúsculo do Mundo é uma obra que tenta explorar alguns momentos que continuam a apresentar-se como um mistério. O leitor viajará por Atlântida, Babel, Roma Antiga e as florestas Celtas até aos dias atuais e descobrirá, nestes locais terrestres, os segredos que são guardados no plano divino.

É visível a preocupação do autor de dar a conhecer locais e histórias distantes, que são recheados de intensas descrições que levarão o leitor a sentir que estão lá, contudo, tal cuidado não é tão notável na construção das personagens. Estereótipos do bem e do mal, os habitantes desta trama não estabelecem com o leitor grandes laços de intimidade, o que será refletido na leitura, que se tornará mais demorada e menos atraente em certas situações. Existem outras questões que podem também desagradar os leitores mais atentos e exigentes, como o facto de os anjos e arcanjos afirmarem não possuírem livre arbítrio, mas depois apresentarem ações que contrariam essa crença. Outra questão que poderá causar descontentamento refere-se à existência de sexualidade nos seres celestes, decisão tomada pelo autor que poderá estar na intenção de criar afinidade.

Porém, existem temas que se revelam de grande interesse, como a explicação dos dias da Criação, divididos por uma referência temporal diferente e mais ligada à explicação científica, assim como o esclarecimento dos diferentes planos e das suas divisões culminando com as interessantes resoluções finais.

O glossário completo e detentor de todos os termos mais complexos existentes ao longo da trama funciona como uma excelente ajuda para o leitor mais desatento ou menos conhecedor do tema em questão.

Obra que vai agradar a quem se interessa por temas relacionados com anjos e com o Apocalipse e que apreciem explicações históricas de momentos menos evidentes.

Ver mais informações sobre este livro aqui.

2 comentários:

Luiza disse...

Tenho vontade de ler, mas ainda não li nenhum livro do autor, com certeza em breve isso muda RSrs Cláudia,convido para conhecer Feitiço, este é o meu livro digital lançado pela editora Novo Conceito.Espero que goste da leitura!
Bjs
http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

Cláudia disse...

Olá Luiza! Obrigada pelo comentário e pela partilha do livro digital.

Beijinho*