segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Livros com designs originais

Hoje em dia é normal encontrar-se alguns livros temáticos com formatos diferentes. Contudo, isto era algo incomum no passado, e mesmo hoje existem algumas publicações que ainda nos conseguem surpreender. Vejam aqui alguns exemplos:

Livro redondo, de 1590. Foi feito por encomenda para ser oferecido ao príncipe e bispo Julius Echter von Mespelbrunn. Está neste momento na Biblioteca da Universidade de Würzburg, na Alemanha.




Os livros siameses foram produzidos entre os séculos XVI e XVII.


Livro com capa de madeira. Talvez para os mais distraídos se lembrarem de que o papel é feito?


Mais uma ideia da Alemanha: um livro de receitas cujas páginas são feitas de massa. sim, que isto de ler sobre comida dá fome e o melhor é garantir que todos os ingredientes estão por perto. Só é aborrecido se queremos repetir a receita e já a comemos...


A forma é rectangular, mas as páginas são...transparentes! Um livro criado pelo francês Jeremy Gonzalez e que pode causar algumas dificuldades de leitura.


E se em vez de nos sentarmos na relva de um jardim a ler um livro, porque não ler um que se transforma ele próprio em relva? Publicação espanhola que surgiu para promover o filme "O Livro da Selva 2".


Atenção! Para ler este livro precisa de o destruir! Helen Friel é a responsável por esta edição de um conto de Edgar Alan Poe.

O livro mais pequeno do mundo é japonês e tem o título “Shiki no Kusabana” ("Flores da estação", em tradução livre). Um bom tema para os insectos, as únicas criaturas com o tamanho adequado a esta publicação.


O Dubai é o detentor do maior livro do mundo, "This is Muhammad". Este exemplar tem 5m x 8.06m e nem todas as estantes o conseguem suportar.

Sem comentários: