segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Opinião: A Herdeira Acidental

Título Original: The Accidental Apprentice (2013)
Autor: Vikas Swarup
Tradução: Elsa T. S. Vieira
ISBN: 9789892323923
Editora: Asa (2013)
Sinopse:

A jovem Sapna está destroçada. Obrigada a abandonar a universidade para se dedicar a um emprego medíocre como vendedora de eletrodomésticos em Nova Deli, ela é agora a única responsável pelo sustento da mãe doente e da fútil irmã mais nova. Mesmo para um coração otimista como o seu, é cada vez mais difícil acreditar num futuro melhor... até que um dia, quando o seu desespero é absoluto, algo insólito acontece: um milionário excêntrico quer fazer dela sua herdeira. Sapna pode vir a receber mais dinheiro do que alguma vez sonhou e, com ele, mudar a sua vida e a de todos os que ama. Em troca, terá "apenas" de superar os sete testes do "livro da vida". Sete testes sobre os quais o seu estranho benfeitor mantém segredo absoluto.
Assim começa uma viagem rocambolesca que vai testar o seu caráter, a sua coragem e o seu coração. Pelo caminho, conhece pessoas inesquecíveis. De um casal de noivos em fuga a um sex symbol de Bollywood ou a uma insuspeita cleptomaníaca, todos vão, de alguma forma, transformá-la. E quando se depara com o sétimo e último teste – aquele para o qual a vida não a preparara –, Sapna questiona até que ponto será capaz de se sacrificar por um sonho.
Vikas Swarup, autor de Quem Quer Ser Bilionário? está de volta com uma história hilariante e dramática, terna e cruel, como o seu próprio país. Tanto a Índia como a sua heroína estão presas entre tradição e modernidade neste romance que nos leva questionar os nossos próprios sonhos e limites.

Opinião:

Fou com prazer e naturalidade que entrei na leitura de A Herdeira Acidental. O confronto entre Sapna, a protagonista, com o homem de negócios que lhe propõe uma mudança de vida radical acontece logo nas primeiras páginas e, a partir desse momento, existe uma curiosidade gradual quanto à natureza de cada prova que a jovem terá de enfrentar.

Sapna é uma personagem com quem facilmente criei empatia. Se os seus primeiros anos de vida foram quase idílicos, os tempos que actualmente são o oposto. Para além de lutar contra um sentimento de culpa, esta jovem sente ainda a obrigação de tomar conta da sua família, actualmente composta por uma mãe doente e uma irmã egocêntrica. É impossível não admirar as atitudes da heroína, que revelam valores grandiosos e raros. As personagens secundárias possuem papéis fulcrais e são bastante diversas. Elas ganham força própria e quase parecem reais.

E são mesmo esse valores que são colocados à prova por Vinay Mohan Acharya, o dono de uma das mais produtivas empresas da Índia que quer fazer de Sapna a sua única herdeira. Cada capítulo deste livro está destinado a uma das sete provas que a jovem terá de ultrapassar. E se as primeiras parecem mais simples, depressa se percebe que o nível de dificuldade aumenta e depressa o mistério aumenta. O autor leva o leitor a colocar em causa a veracidade do teste, as verdadeiras intenções de Acharya, a força de Spana e até o papel da sua família e dos seus amigos em todo este processo. Podem existir alguns acontecimentos que parecem forçados, mas no final percebesse a razão.

Para além de ser uma leitura com características mais divertidas e que fazem o leitor sonhar, A Herdeira Acidental é também um livro que apresenta algumas verdades duras e cruas relativamente às diversidades culturais e sociais da Índia actual. Vikas Swarup explora o fosso que existe entre ricos e pobres, revela o desinteresse da classe média, revela práticas ancestrais que apesar de proibidas continuam a ser praticadas, expõe o culto das celebridades em detrimento do religioso e ainda faz mostra um país fortemente controlado pela corrupção.

Apreciei bastante o facto de o autor ter tido conseguido ligar pequenos detalhes revelados ao longo trama, de forma a apresentar uma conclusão surpreendente e consistente. Confesso que não estava nada à espera das derradeiras revelações deste livro que podem dividir opiniões. Apesar de ter sido rápido, eu achei o final bastante apropriado, uma vez que corresponde ao que foi transmitido durante a leitura.

O estilo de escrita de Swarup é fácil de acompanhar, mesmo possuindo  expressões indianas que, na sua maioria, graças à explicação inicial e repetição deixam de parecer estranhas. Contudo, houve umas poucas expressões que careceram dessa mesma explicação, o que levantou algumas interrogações. O facto de os capítulos serem grandes pode ainda ser desencorajador, mas lidos os primeiros percebe-se que estes não são maçadores. 

A Herdeira Acidental revelou-se uma leitura deliciosa que fiz com avidez. A cada desafio que passava a minha curiosidade apenas aumentava, não só quanto às novas provas mas também relativamente ao desenrolar de outros acontecimentos que vão acontecendo paralelamente. Adorei este leitura e fiquei com imensa curiosidade de pegar noutras obras de Vikas Swarup.

Sem comentários: