sábado, 10 de agosto de 2013

Opinião: Departamento 19

Título Original: Department 19 (201)
Autor: Will Hill
Tradução: César Sousa
ISBN: 9789898626165
Editora: TopSeller (2013)

Sinopse:

Jamie Carpenter tem 16 anos e perdeu o pai há pouco tempo. No mesmo dia em que descobre que a sua mãe foi raptada por um vampiro, é salvo por uma criatura gigante que diz chamar-se Frankenstein e que o leva para o Departamento 19, a agência supersecreta do governo. Conhecida também por Luz Negra, esta agência foi fundada há mais de um século por Van Helsing e outros sobreviventes de Drácula para combater as forças do sobrenatural. Com a ajuda da agência, de Frankenstein e de uma jovem vampira por quem se apaixona, Jamie vai fazer tudo para salvar a sua mãe, mesmo sabendo que terá de enfrentar um exército de vampiros sedentos de violência, sangue e destruição.

Opinião:

Se o Gabinete do Primeiro-Ministro tem um departamento, tal como o exército britânico ou as forças polícias territoriais, então a agência que combate os seres sobrenaturais também tem direito a um. Surge assim o Departamento 19, fundado em 1892 por Van Helsing e seus seguidores.

Will Hill inspirou-se em histórias sobrenaturais antigas, trouxe os seus elementos para os dias de hoje e combate-os através de uma força militarizada. Vampiros, lobisomens e o Frankstein fazem parte deste mundo, apesar de a sua existência apenas ser do conhecimento de uma minoria… pelo menos por enquanto.

Jamie Carpenter é o protagonista desta aventura. Aos 14 anos, Jamie viu o seu pai ser morto numa noite repleta de elementos que pareciam saídos de um filme de terror. Sem conseguir aceitar as acusações de traição que recaíram sob o progenitor, transforma-se num adolescente revoltado e solitário. Contudo, os eventos da fatídica noite regressam à sua vida e, a partir daí Jamie inicia uma jornada de descoberta.

Após o rapto da mãe por seres que apenas deviam existir nas histórias de terror, Jamie é transportado para o secreto Departamento 19. Lá, descobre que a sua imaginação não lhe pregou nenhuma partida nas duas noites em que se viu afastado dos progenitores e que as histórias de terror têm uma maior fundo de verdade do que pensava ser possível.

Departamento 19 é o primeiro volume de uma série destinada ao público juvenil fã do género fantástico. A acção é rápida, o que aliada a capítulos curtos e a um estilo de escrita simples e directo, proporciona um ritmo de leitura célere. Contudo, este factor acaba por tirar a consistência a alguns acontecimentos. Destaco a rápida evolução de Jamie dentro do Departamento que, com pouco treino, chega num instante ao nível de oficiais que estão lá há anos.

Ao ser inserido no Departamento 19 e ao tomar conhecimento de alguns factos do passado, a revolta de Jamie passa a ser direcionada num sentido concreto. Desta forma, nota-se uma ligeira evolução no protagonista, mas tal não é suficiente para lhe dar a profundida desejada. Jamie pouco mais é do que um jovem que procura o seu lugar e que quer ter a mãe de volta, não cria grande empatia com o leitor e nem é uma figura marcante. O seu interesse amoroso também surge um pouco como forçado, tendo em conta as circunstâncias, e não convence totalmente.

A trama em si é o grande atractivo, muito pelas regressões a diversos períodos da história do Departamento 19. É com interesse que se conhece a forma como esta organização foi fundada e se assiste à reinvenção das personagens fundadoras. O acompanhamento das missões do avô e pai de Jamie também fornecem informações interessantes. Estes capítulos estão bem posicionados, uma vez que não quebram totalmente com a trama principal, acabando sim por a completar.

O final não surpreende e mesmo algumas das contrapartidas que surgem terão, com toda a certeza, uma resolução que será explicada no próximo volume da série. Sendo assim, Departamento 19 é um livro que é lido rapidamente apesar de nem sempre ser entusiasmante. Uma leitura pouco exigente e descontraída.

Sem comentários: