quarta-feira, 17 de julho de 2013

Opinião: O Espião Português

Autor: Nuno Nepomuceno
ISBN: 9789892321462
Editora: Asa (2012)

Sinopse:

André Marques-Smith é um bom rapaz. Dedicado à família e aos amigos, é o mais jovem funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros português a assumir a tão desejada direção do Gabinete de Informação e Imprensa. Uma dedicação profissional que esconde um coração partido.
Freelancer é o nome de código de um espião da Cadmo, uma organização semigovernamental internacional. A par do MI6 e da CIA, a Cadmo age nos bastidores da política mundial, moldando o mundo tal como o conhecemos. Freelancer é metódico e implacável, um dos seus operacionais mais cotados.
André e Freelancer são uma e a mesma pessoa. De Lisboa a Estocolmo, Londres, Roma ou Viena, as suas muitas faces desdobram-se, as missões sucedem-se. Uma delas reserva-lhe uma surpresa. Nas suas mãos, está uma descoberta que pode mudar o mundo e pôr em causa toda a sua vida.
Mas, para o melhor e para o pior, ele não está sozinho...

Opinião:

Vencedor do prémio Literário Book.it, O Espião Português revelou-se uma boa surpresa. Entrei na história com facilidade, muito devido à componente de acção que surge logo ao início e à forma como André Marques-Smith, a personagem principal, foi sendo apresentada.

Este volume, que me foi-me gentilmente cedido por Nuno Nepomuceno, revela-se mais do que uma história policial repleta de enigmas e aventuras. Com esta leitura, ficamos não só a conhecer os limites da conspiração europeia como também assistimos a uma jornada de auto descoberta do protagonista. Esta dualidade fornece um carácter mais completo à obra e impulsiona a leitura.

André Marques-Smith é uma personagem que cativa. Jovem, belo, inteligente, profissional e atormentado é com interesse que seguimos o seu percurso e com curiosidade que desvendamos o seu passado. Numa história de espionagem, é bom poder contar com um protagonista que se revele humano e tal acontece nesta obra. Neste campo, ficamos a par da relação de André com a família, com os amigos, com o trabalho e consigo mesmo. É curioso ver que um jovem tão bem sucedido sofre de um mal tão comum, tendo mesmo desvalorizado a sua própria vida.

Este lado pessoal está em perfeito equilíbrio com o lado da espionagem, o que fomenta a leitura. Neste último campo, observamos um André meticuloso, corajoso e disposto a tudo para cumprir as suas missões. As dores da sua vida pessoal estão presentes, mesmo que de forma muito subtil. É também durante estes exercícios que ficamos a conhecer outras personagens muito interessantes e imprevisíveis. A ideia de formar uma organização de espionagem com elementos de diferentes Ministérios europeus revela-se bastante curiosa.

E se ao início parece que percebemos o rumo que o autor quer seguir, mais tarde percebemos que Nuno Nepomuceno esteve sempre preparado para nos surpreender. Com o decorrer das páginas, a história vai ganhando complexidade e as personagens revelam lados até então ocultos e inesperados. A leitura torna-se viciante e a necessidade de saber cada vez mais apenas aumenta. Por isso mesmo, chegada a última página, surge a sensação de frustração de que ficou muito por explicar e descobrir, afinal, O Espião Português é o primeiro volume da trilogia Freelancer. Percebe-se, apesar de tudo, que o próximo livro trará um protagonista com objectivos alterado.

O estilo de escrita de Nuno Nepomuceno é fácil de acompanhar. O autor exprime sem dificuldade as angústias e pensamentos do seu protagonista, ao mesmo tempo que fornece cenas de ação bastante visuais e cinematográficas, sendo simples imaginar e entrar nas mesmas. Os diálogos estão bem conseguidos ao adequarem-se a cada situação e personagem. Contudo, existem certas características que podem causar alguma estranheza, nomeadamente a utilização de frases curtas em quase toda a narrativa. Se por um lado esta opção permite uma transmissão de ideias mais clara e como menos propensão ao erro, por outro esta escolha pode ser vista como demasiado simplista.

Este livro é uma verdadeira caixinha de surpresas. Um livro surpreendente e com revelações que, apesar de inesperadas e difíceis, acarretam novos e estimulantes desafios. Fica o desejo para que o próximo volume seja rapidamente publicado, afinal ainda há muito para descobrir sobre este espião português.

Atenção!
Passatempo a este livro a decorrer aqui.

Sem comentários: